Escola

O empobrecimento da classe média é um dos fatores que podem explicar a queda da participação do ensino particular de nível médio. Nos últimos 30 anos, segundo estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, a escola privada viu cair de 43% para 12% sua fatia no total de matrículas no ensino médio em todo o país. O número de estudantes do ensino médio pulou de 1,1 milhão, em 1971, para mais de 9 milhões três décadas depois.

Bolsa imóvel
Ao justificar pedido feito ao Juízo da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro solicitando prorrogação do prazo de inscrição do programa de Tarifa Social para consumidores de energia de baixa renda, o governo fluminense deu uma alfinetada no governo Lula: “Como o governo federal não conseguiu fazer o programa (Bolsa Família) deslanchar na região Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro, onde nada evoluiu, acreditamos que o juiz entenderá que o Bolsa Família é ineficiente na atração de novos cadastrados para a Tarifa Social e estenderá o prazo novamente”, diz nota da Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo. Para ter direito à tarifa menor, os consumidores situados na faixa de consumo de energia elétrica entre 80 e 220 Kw/h/mês devem estar inscritos no programa federal. Aproximadamente 800 mil famílias fluminenses poderão perder o benefício, correndo o risco de pagar contas de luz 60% mais caras que atualmente.

Primeiro os meus
Jornais denunciam que o Banco do Brasil comprou ingressos para show de Zezé di Camargo e Luciano. A dupla sertanejo petista ficou sem o patrocínio de R$ 5 bilhões pedido ao BB. Mas os jornais que cobram tanta moralidade não saíram de mãos abanando: levaram pelo menos duas páginas de publicidade do banco oficial no último final de semana.

Dois pesos
Os titulares desta coluna, com a isenção de não serem flamenguistas, gostariam de saber por que somente o patrocínio da Petrobras ao Flamengo foi bloqueado, devido a dívidas do clube com o fisco federal. Se a mesma regra fosse aplicada a meios de comunicação, a Petrobras iria economizar um bom dinheiro em publicidade.

Otimismo
A expectativa do comércio de bens, serviços e turismo para este mês é de aumento médio de 7,23% no faturamento, na comparação com julho de 2003, de acordo com pesquisa da Fecomércio-RJ. O ramo mais otimista é o de Cine/Foto/Som, que prevê aumento de 17%. Em seguida, aparecem Cabeleireiro (previsão de alta de 16,02%), Veículo (14,12%) e Eletrodoméstico (11,86%).

Até que a morte…
“A dificuldade que eles (petistas) têm de emprestar votos para que a gente ouça o Maluf na CPI do Banestado, isso é mais do que esquisito para mim”, criticou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), que ironizou o “casamento” entre os candidatos Paulo Maluf (PP) e Marta Suplicy (PT) nas eleições paulistanas deste ano. A Justiça suíça suspendeu um processo contra Maluf por causa da lentidão da Prefeitura de São Paulo em cooperar com as investigações.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAo relento
Próximo artigoRisco pequeno

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...