Escola

O empobrecimento da classe média é um dos fatores que podem explicar a queda da participação do ensino particular de nível médio. Nos últimos 30 anos, segundo estudo feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação, a escola privada viu cair de 43% para 12% sua fatia no total de matrículas no ensino médio em todo o país. O número de estudantes do ensino médio pulou de 1,1 milhão, em 1971, para mais de 9 milhões três décadas depois.

Bolsa imóvel
Ao justificar pedido feito ao Juízo da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro solicitando prorrogação do prazo de inscrição do programa de Tarifa Social para consumidores de energia de baixa renda, o governo fluminense deu uma alfinetada no governo Lula: “Como o governo federal não conseguiu fazer o programa (Bolsa Família) deslanchar na região Sudeste, especialmente no Rio de Janeiro, onde nada evoluiu, acreditamos que o juiz entenderá que o Bolsa Família é ineficiente na atração de novos cadastrados para a Tarifa Social e estenderá o prazo novamente”, diz nota da Secretaria de Energia, Indústria Naval e Petróleo. Para ter direito à tarifa menor, os consumidores situados na faixa de consumo de energia elétrica entre 80 e 220 Kw/h/mês devem estar inscritos no programa federal. Aproximadamente 800 mil famílias fluminenses poderão perder o benefício, correndo o risco de pagar contas de luz 60% mais caras que atualmente.

Primeiro os meus
Jornais denunciam que o Banco do Brasil comprou ingressos para show de Zezé di Camargo e Luciano. A dupla sertanejo petista ficou sem o patrocínio de R$ 5 bilhões pedido ao BB. Mas os jornais que cobram tanta moralidade não saíram de mãos abanando: levaram pelo menos duas páginas de publicidade do banco oficial no último final de semana.

Dois pesos
Os titulares desta coluna, com a isenção de não serem flamenguistas, gostariam de saber por que somente o patrocínio da Petrobras ao Flamengo foi bloqueado, devido a dívidas do clube com o fisco federal. Se a mesma regra fosse aplicada a meios de comunicação, a Petrobras iria economizar um bom dinheiro em publicidade.

Otimismo
A expectativa do comércio de bens, serviços e turismo para este mês é de aumento médio de 7,23% no faturamento, na comparação com julho de 2003, de acordo com pesquisa da Fecomércio-RJ. O ramo mais otimista é o de Cine/Foto/Som, que prevê aumento de 17%. Em seguida, aparecem Cabeleireiro (previsão de alta de 16,02%), Veículo (14,12%) e Eletrodoméstico (11,86%).

Até que a morte…
“A dificuldade que eles (petistas) têm de emprestar votos para que a gente ouça o Maluf na CPI do Banestado, isso é mais do que esquisito para mim”, criticou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), que ironizou o “casamento” entre os candidatos Paulo Maluf (PP) e Marta Suplicy (PT) nas eleições paulistanas deste ano. A Justiça suíça suspendeu um processo contra Maluf por causa da lentidão da Prefeitura de São Paulo em cooperar com as investigações.

Artigo anteriorAo relento
Próximo artigoRisco pequeno
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.