Com um grande volume de documentos, certidões, processos e apontamentos fiscais a serem obtidos, lidos e analisados de forma minuciosa para viabilizar uma transação, as auditorias acabam se tornando o ‘calcanhar de Aquiles’ para escritórios de advocacia. O processo todo passa por identificar a existência de passivos jurídicos que possam impactar o valor de uma transação ou eventualmente inviabilizá-la, portanto, todo o cuidado é pouco. Agrava o cenário o fato de a estrutura judiciária e fiscal no Brasil ser muito pulverizada. Assim, o trabalho envolve levantar junto aos diferentes agentes certidões de que não existem apontamentos – processos e inscrições em dívida ativa – as conhecidas certidões negativas.
“O uso da tecnologia para o escritório de advocacia que realiza transações imobiliárias e de M&A é de extrema importância para o seu dia-a-dia, especialmente (diria até essencialmente) para mantê-lo sempre competitivo e atualizado com o avanço, em passos largos, do mundo digital.”, afirma Natalie Collet Feitosa Lange, sócia sênior da Sociedade de Advogados Duarte Garcia, Serra Netto e Terra, que atua há 20 anos, no ramo do direito imobiliário consultivo, notadamente avaliando transações imobiliárias.
Para otimizar o processo de auditoria, escritórios de todos os portes têm lançado mão da prática de Due Diligence 5.0. A solução da PortData utiliza de inteligência artificial e machine learning para incorporar automações na realização de tarefas antes manuais e repetitivas, como o levantamento de certidões nos mais diversos órgãos jurídicos do país, além de centralizar, organizar e ainda oferecer insights de análise do conteúdo destes documentos, identificando e classificando fatores de risco com níveis de gravidade para apoiar a avaliação jurídica dos usuários que realizam as auditorias.
“Através da PortData, nossos clientes conseguem obter mais de três mil certidões distintas junto aos mais diferentes emissores em todo o País. Estas certidões cobrem matérias fiscais, cíveis, trabalhistas, criminais, falências e concordatas, entre tantas outras e não raro apontam uma listagem de processos bastante extensa. De uma forma geral, com esse trabalho, tornamos mais rápida e precisa a tarefa de identificar a existência de passivos jurídicos”, afirma Renata Soares, sócia-fundadora da Port Louis, que criou a PortData em 2018.
Para o escritório Lobo de Rizzo, Due Diligence 5.0 trouxe diversos benefícios. O uso da plataforma tornou os processos mais ágeis e eficientes, o que resultou em economia de tempo. As auditorias são conduzidas com custos e prazos menores em relação àquelas em que as certidões precisam ser obtidas manualmente, uma a uma. “Percebemos um ganho de qualidade no trabalho desenvolvido pela equipe, gerado pela valorização do seu tempo e pela motivação redobrada”, afirma Marcelo Bez Debatin da Silveira, Managing Partner do Lobo de Rizzo.
Outro escritório que lançou mão da tecnologia para otimizar o tempo foi o Coimbra, Chaves & Batista. Na época, a banca estava com diversas diligências rodando ao mesmo tempo e enfrentava desafios. As auditorias impõem um trabalho árduo, o que muitas vezes envolve a necessidade de dirigir-se pessoalmente a cartórios e fóruns, acessar sites de órgãos responsáveis para solicitação e emissão de certidões, organização de centenas – ou, em algumas situações, milhares – de documentos, além da elaboração de relatórios. Na época, os sócios perceberam que a capacidade intelectual do time, fossem eles estagiários ou advogados, encontrava-se comprometida em razão da burocracia e do processo ainda muito manual de uma auditoria.
“Estávamos com muitas auditorias rodando ao mesmo tempo e precisávamos de uma ferramenta para otimizar o trabalho da nossa equipe e potencializar os resultados esperados pelos nossos clientes”, conta Rafael Zimmer, sócio sênior da equipe de M&A. Segundo ele, Due Diligence 5.0 trouxe mais eficiência na condução das auditorias, reduzindo o trabalho manual e potencializando a inteligência jurídica.
“Conseguimos aumentar a precisão das informações, além da praticidade na geração e visualização de dados. Após a contratação da PortData, aprimoramos a formação dos nossos estagiários e trainees, que hoje são expostos a tarefas mais complexas no âmbito da análise jurídica, contribuindo para sua formação profissional”, afirma.
Até o mês de março deste ano foram realizadas mais de 42 mil pesquisas por CNPJ e CPF na plataforma. A PortData chegou ao final do primeiro quadrimestre de 2024 acumulando 25% de crescimento em seu faturamento em relação ao mesmo período do ano passado.
Leia também:
Adiamento da nova NR-01 pode gerar custos adicionais para empresas
Nova NR-01 passa a considerar todos os riscos psicossociais, inclusive bullying e assédios moral e sexual, fatores que podem comprometer a saúde mental dos funcionários.
App 99 investirá R$ 1 bilhão no Brasil
A expansão da plataforma vai abrigar também a futura 99Food, de entregas de comida.
Chilli Beans tem financiamento de R$ 30 mi do BNDES
Recursos para expansão da marca de óculos financiarão 235 franqueados que atuam em várias regiões do Brasil
Maioria das empresas de manufatura adotará IA em três anos
Projeção sobre adoção de IA pelas manufaturas industriais foi feita em estudo da KPMG que abordou 1.800 empresas
Fitch remove observação negativa e rebaixa ratings da DM
Receita da empresa diminuirá significativamente este ano