Especialistas discutem caminho para modernização no fórum BRICS

188
O Fórum de Especialistas do BRICS é realizado em São Petersburgo, Rússia, em 6 de junho de 2024. O fórum é co-organizado por Xinhua e Rossiya Segodnya. (Xinhua/Cao Yang)
Xinhua - Silk Road

São Petersburgo, 11 jun (Xinhua) — Enquanto destacavam a experiência da China, especialistas de vários think tanks discutiram maneiras de promover a modernização dos países BRICS no Fórum de Especialistas do BRICS, realizado na cidade russa de São Petersburgo na quinta-feira.

A modernização chinesa já demonstrou resultados notáveis, e mais de um bilhão de pessoas melhoraram significativamente suas vidas. A experiência bem-sucedida da China merece atenção e deve ser estudada, disse Ivan Timofeev, Diretor-Geral do Conselho Russo de Assuntos Internacionais.

As vantagens dos países BRICS em áreas como população, mercados domésticos, tecnologia e outros campos, facilitarão seu desenvolvimento, observou o especialista.

Najla Abdelwahid Alzarooni, uma pesquisadora sênior da Trends Research and Advisory, dos Emirados Árabes Unidos, acredita que a busca pela modernização é um desejo comum compartilhado entre todos os países do mundo.

Espaço Publicitáriocnseg

O caminho chinês para a modernização está enraizado nas características nacionais da China e em sua maravilhosa cultura tradicional, disse ele, acrescentando que o sucesso da China inspira confiança entre os países em desenvolvimento e os encoraja a seguir de forma independente seus próprios caminhos para a modernização, baseados em sua própria história, cultura e tradições.

Abas Aslani, pesquisador sênior do Centro de Estudos Estratégicos do Oriente Médio, disse que o caminho chinês para a modernização permitiu que outros países se libertassem da mentalidade de que modernização é igual a ocidentalização, e reavaliassem a estranheza da teoria de modernização ocidental.

Os países BRICS se suportam mutuamente e se tornaram uma força-chave na promoção de uma transformação positiva da ordem mundial global, observou Aslani.

Os países BRICS são capazes de escolher independentemente os seus caminhos de desenvolvimento, enquanto coletivamente salvaguardam seu direito ao desenvolvimento e avançam em direção à modernização, de acordo com os especialistas.

Os países mantêm uma postura progressiva, e são uma força importante para moldar a arquitetura global e, sem dúvida, terão um impacto profundo no processo de desenvolvimento mundial, acrescentaram.

O Fórum de Especialistas do BRICS foi realizado no âmbito do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo 2024, co-organizado pela Agência de Notícias Xinhua e pela Rossiya Segodnya. Funcionários do governo dos países BRICS, chefes de grandes mídias internacionais e acadêmicos participaram do fórum. Fim

Leia também:

China vê aumento de recém-nascidos em 2024
Cinturão e Rota
China vê aumento de recém-nascidos em 2024

Beijing, 17 de janeiro (Xinhua) — A China registrou 9,54 milhões de nascimentos em 2024, um aumento de 520.000 em comparação com 2023, informou o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) nesta sexta-feira. A taxa de natalidade em 2024 atingiu 6,77 por 1.000 pessoas, refletindo um aumento de 0,38 por mil em relação ao ano anterior, […]

Portos de Shanghai registram recorde em exportações de veículos em 2024
Cinturão e Rota
Portos de Shanghai registram recorde em exportações de veículos em 2024

Shanghai, 16 janeiro (Xinhua) — Dois grandes portos de exportação de automóveis na metrópole chinesa de Shanghai registraram exportações de mais de 1,66 milhões de veículos em 2024, um aumento de 26,6% em termos anuais, informou a alfândega local nesta quarta-feira. O Terminal Automotivo Internacional Haitong de Shanghai é um porto importante para os negócios […]

Novo Banco de Desenvolvimento emite títulos panda de 5 anos no valor de US$ 834 milhões
Cinturão e Rota
Novo Banco de Desenvolvimento emite títulos panda de 5 anos no valor de US$ 834 milhões

Shanghai, 16 janeiro (Xinhua) — O Novo Banco de Desenvolvimento emitiu títulos panda de cinco anos no valor de 6 bilhões de yuans (cerca de 834,7 milhões de dólares americanos) no Mercado Interbancário de Títulos da China, anunciou o banco nesta quarta-feira. “Estamos satisfeitos em ver uma forte demanda dos investidores pela emissão de títulos”, […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui