Especialistas discutem caminho para modernização no fórum BRICS

56
O Fórum de Especialistas do BRICS é realizado em São Petersburgo, Rússia, em 6 de junho de 2024. O fórum é co-organizado por Xinhua e Rossiya Segodnya. (Xinhua/Cao Yang)
Xinhua - Silk Road

São Petersburgo, 11 jun (Xinhua) — Enquanto destacavam a experiência da China, especialistas de vários think tanks discutiram maneiras de promover a modernização dos países BRICS no Fórum de Especialistas do BRICS, realizado na cidade russa de São Petersburgo na quinta-feira.

A modernização chinesa já demonstrou resultados notáveis, e mais de um bilhão de pessoas melhoraram significativamente suas vidas. A experiência bem-sucedida da China merece atenção e deve ser estudada, disse Ivan Timofeev, Diretor-Geral do Conselho Russo de Assuntos Internacionais.

As vantagens dos países BRICS em áreas como população, mercados domésticos, tecnologia e outros campos, facilitarão seu desenvolvimento, observou o especialista.

Najla Abdelwahid Alzarooni, uma pesquisadora sênior da Trends Research and Advisory, dos Emirados Árabes Unidos, acredita que a busca pela modernização é um desejo comum compartilhado entre todos os países do mundo.

Espaço Publicitáriocnseg

O caminho chinês para a modernização está enraizado nas características nacionais da China e em sua maravilhosa cultura tradicional, disse ele, acrescentando que o sucesso da China inspira confiança entre os países em desenvolvimento e os encoraja a seguir de forma independente seus próprios caminhos para a modernização, baseados em sua própria história, cultura e tradições.

Abas Aslani, pesquisador sênior do Centro de Estudos Estratégicos do Oriente Médio, disse que o caminho chinês para a modernização permitiu que outros países se libertassem da mentalidade de que modernização é igual a ocidentalização, e reavaliassem a estranheza da teoria de modernização ocidental.

Os países BRICS se suportam mutuamente e se tornaram uma força-chave na promoção de uma transformação positiva da ordem mundial global, observou Aslani.

Os países BRICS são capazes de escolher independentemente os seus caminhos de desenvolvimento, enquanto coletivamente salvaguardam seu direito ao desenvolvimento e avançam em direção à modernização, de acordo com os especialistas.

Os países mantêm uma postura progressiva, e são uma força importante para moldar a arquitetura global e, sem dúvida, terão um impacto profundo no processo de desenvolvimento mundial, acrescentaram.

O Fórum de Especialistas do BRICS foi realizado no âmbito do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo 2024, co-organizado pela Agência de Notícias Xinhua e pela Rossiya Segodnya. Funcionários do governo dos países BRICS, chefes de grandes mídias internacionais e acadêmicos participaram do fórum. Fim

Leia também:

Mais de 900 milhões de dispositivos operam com Harmony OS, da Huawei
Cinturão e Rota
Mais de 900 milhões de dispositivos operam com Harmony OS, da Huawei

Shenzhen, 21 junho (Xinhua) — O Harmony OS, sistema operacional da gigante chinesa de tecnologia Huawei que disputa com iOS (Apple) e Android (Google), construiu um ecossistema vibrante com mais de 900 milhões de dispositivos, disse a empresa nesta sexta-feira. O diretor-executivo Yu Chengdong fez o anúncio na conferência anual de desenvolvedores da empresa, realizada […]

China tem mais de 4.500 empresas de inteligência artificial, diz vice-ministro
Cinturão e Rota
China tem mais de 4.500 empresas de inteligência artificial, diz vice-ministro

Tianjin, 21 junho (Xinhua) — A China abriga no momento mais de 4.500 empresas de inteligência artificial (IA), refletindo os esforços do país para abraçar o boom da IA, de acordo com números oficiais divulgados em um evento do setor nesta quinta-feira. Os dados foram divulgados por Shan Zhongde, vice-ministro da Indústria e Informatização, na […]

China registra crescimento robusto em investimentos estrangeiros de janeiro a maio
Cinturão e Rota
China registra crescimento robusto em investimentos estrangeiros de janeiro a maio

A China registrou uma expansão robusta nos investimentos no exterior nos primeiros cinco meses do ano, segundo dados oficiais divulgados nesta quinta-feira, indicando a melhoria da cooperação do país com os parceiros globais.

Setor de publicidade da China mantém crescimento sólido em 2023
Cinturão e Rota
Setor de publicidade da China mantém crescimento sólido em 2023

Beijing, 20 junho (Xinhua) — O setor de publicidade da China registrou uma rápida expansão em 2023, com a escala de mercado continuando a ser a segunda maior do mundo, disse nesta quinta-feira a Administração Estatal para Regulação do Mercado. A receita comercial combinada das principais empresas e instituições públicas do setor aumentou 17,5% em […]

A gigante chinesa de laticínios Mengniu contribui para o layout global da indústria de laticínios da China
Cinturão e Rota
A gigante chinesa de laticínios Mengniu contribui para o layout global da indústria de laticínios da China

Beijing 20 de junho (Xinhua) — Espera-se que a indústria de laticínios adote continuamente o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, como uma tentativa de alcançar uma transformação positiva sob circunstâncias no novo estágio de desenvolvimento, disse Li Pengcheng, presidente executivo da gigante chinesa de laticínios Mengniu Group. Li fez os comentários nesta quarta-feira […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui