Especulação dupla

Além da pressão pela entrada de capitais especulativos atraídos por operações de arbitragem, a baixa do dólar nesta segunda-feira, quando acusou a mínima de R$ 1,94, para fechar a R$ 1,95, em queda de 0,86%, sofreu um segundo movimento especulativo. Com o vencimento nos mercados futuros, segunda, os bancos que estavam “vendidos” em dólar pressionaram fortemente pela queda da moeda estadunidense.

Brasil básico
“Os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento sobre a balança comercial em maio mostram que, no acumulado dos cinco primeiros meses do corrente ano, os bens manufaturados foram os mais prejudicadas pela contração da demanda externa”, analisa o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (Iedi). As exportações médias por dia útil desses bens retraíram-se 31,2% na comparação com maio de 2008, frente à queda de 22,7% do total das vendas externas, de 28,4% dos semimanufaturados e de somente 7,5% dos produtos básicos. Segundo dados dessazonalizados, as vendas externas de manufaturados passaram a um nível inferior ao de produtos básicos.

Seguro?
“Vim aqui para ver essa realidade de perto, e o que os meus olhos enxergam é um trabalho desenvolvido dentro das normas de segurança”, afirmou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em visita às instalações de extração do amianto crisotila da jazida de Cana Brava, da mineradora Sama, no município de Minaçu, a 480 quilômetros de Brasília.
A mina da Sama – ínica mineradora desse tipo de amianto da América Latina e a terceira maior do mundo – responde por 13% do mercado mundial.

Mina
Hoje, Dia do Geólogo, entidades do setor, como a Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro e o DRM-RJ, fazem comemoração no Clube de Engenharia, a partir de 18h. Haverá palestras do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Cláudio Scliar, e do diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, sobre o tema “Petróleo, Mineração e o Desenvolvimento Nacional”.

Competitividade
Entre quinta e sexta próximas, acontece em São Paulo o 2° Encontro Nacional da Inovação Tecnológica da Indústria Elétrica e Eletrônica (Enitee). O diretor da Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica, Roberto Nicolsky, falará sobre a importância da inovação para a competitividade e sustentabilidade das empresas.

Progredir
O programa Progredir, do Conselho Regional de Engenharia e Arquiterura do Rio de Janeiro (Crea-RJ), realiza, nesta terça-feira, a palestra “Gerenciando Projetos Através da Curva S”, ministrada por Marcelo Arese, engenheiro mecânico pós-graduado em Administração Financeira, Engenharia de Manutenção e Gerência de Projeto. Quinta-feira, será a vez de o engenheiro civil Marcelo Iliescu falar sobre “Polieuretanos na construção civil.” As palestras são realizadas das 18h30m às 20h, na sede do Crea-RJ, na Rua Buenos Aires 40, no Centro. Mais informações pelo telefone 2179. 2087 ou pelo site www.crea-rj.org.br

Contabilidade
Especialistas em contabilidade realizarão congresso internacional dias 11 e 12 de junho na FEA-USP. O evento é uma iniciativa da International Association for Accounting and Research (Iaaer). O tema central será “A Internacionalização da Contabilidade: tendências atuais e futuras”. O congresso contará com participantes de 11 países (haverá tradução simultânea das palestras para inglês, português e espanhol). A programação do evento está em www.congressoanpcont.com.br

Internacional
A indicação de Amaro Luiz de Oliveira Gomes, que assumirá como membro efetivo da junta diretiva para um mandato de cinco anos, nomeação feita pelo Comitê Internacional de Contabilidade (Iasc), reforça o desempenho do país na adoção das normas internacionais de contabilidade.

Artigo anteriorÁgua abaixo
Próximo artigoCoração bate forte
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Entrega da Eletrobras representaria 0,05% da dívida

Saída do presidente da estatal deixou mercado financeiro certo de que privatização já era.

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Bolsas operam mistas à espera de balanços de grandes empresas

Às 7h25, Bolsa de Paris se valorizava 0,94%.

Omissão em documento laboral deve ser resolvida na Justiça do Trabalho

Decisão afasta ações contra o INSS por possíveis erros cometidos pelas empresas.

Biden retoma restrições a viajantes que chegam do Brasil

Medida também afetará quem não é cidadão norte-americano que viaje a partir do Reino Unido e África do Sul.

Ação contra McDonald’s já beneficiou mais de 3 mil trabalhadores

Justiça reconheceu direito a maior pagamento de participação nos resultados.

Ritmo de vacinação limita alta do PIB no Brasil a 3,5%

FGV acredita em retomada desigual no mundo, com melhora mais rápida nos países desenvolvidos.