Espetáculo sobre Clarice Lispector vira websérie no YouTube

Estreia dia 1º de outubro.

Registro / 02:18 - 30 de set de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

O Sesc RJ estreia dia 1º de outubro, em seu canal do YouTube (@portalsescrio), a websérie de nove episódios “Ao redor da tela, com Clarice Lispector”, uma adaptação para as mídias digitais do espetáculo “Ao redor da mesa, com Clarice Lispector”. A peça, que celebra o centenário da escritora, entrou em cartaz em março, no Sesc Copacabana, mas teve a temporada interrompida por conta da pandemia da Covid-19. Um bate-papo ao vivo, às 19h, com retransmissão pelo Facebook (@SescRJ), marca a entrada no ar de uma playlist com o conteúdo. Será entre a dramaturga e pesquisadora Clarisse Fukelman e a analista de Cultura do Sesc Copacabana, Carolina Salim.

O enredo traz o encontro inusitado da escritora consigo mesma, em dois momentos diferentes de sua vida. Em meio a entrevistas, caminhadas ou ida ao restaurante, as duas Clarices refletem sobre amor, família, desigualdade social e criação. Produto híbrido de teatro e novas mídias, o roteiro incorpora referências a toda a obra da autora com inserções de vídeos gravados em celulares e se permite a ousadias: na cena “Pesadelo”, personagens se insurgem contra a autora; a crônica “Mineirinho” se transforma em rap; Macabéa vira um cordel sobre a genealogia da migrante nordestina desde os primeiros textos de Clarice; e até contratempos tecnológicos são incorporados em proveito da dramaturgia.

Além de autora, Clarisse Fukelman assina a adaptação do roteiro para uma estrutura seriada, montada de forma a manter o público ligado nos capítulos curtos, com duração média de 13 minutos. “Neste formato, o espectador entra na casa de cada intérprete, frui a intimidade do close e aproveita os diversos recursos disponíveis pelo audiovisual usados a favor do vigor poético de Clarice”, explica a dramaturga, que também assumiu a direção à distância, viabilizando o projeto online.

Interpretada por Ana Barroso, Ester Jablonski, Gisela de Castro e Joelson Medeiros, a websérie aposta no diálogo mais amplo com o público, na força da linguagem da escritora e na atualidade da obra. Trata-se de um trabalho para quem já conhece ou não Clarice Lispector. “Há um tabu de que Clarice é para poucos ou que nunca se ligou em questões sociais. Mas ela não cabe em receitas. A trilha musical, que mistura música clássica, nordestina e rap, indica a diversidade de elementos presentes na ficção de Clarice. Ela é filosofia, é cotidiano, é cultura brasileira, é dodecafônica.”, afirma Fukelman

Quiz

Para adaptar o espetáculo, a dramaturga contou com a musicista premiada Liliane Secco, que assina a direção musical, o apoio de Tainá Cavalieri, responsável pela gravação e a edição. O IMS-Rio apoiou o projeto cedendo fotos e imagens de pinturas feitas pela escritora, e a multiartista Analu Prestes, fotografias para uma das cenas. A Editora Rocco presenteará com livros da autora os 20 primeiros espectadores da série que responderem corretamente ao quiz que será disponibilizado na descrição dos vídeos no YouTube. A atividade integra a programação do projeto Arte em Cena, no qual o Sesc RJ exibe conteúdos artísticos em suas redes sociais.

SERVIÇO: Estreia da websérie “Ao redor da tela, com Clarice Lispector”; Projeto Arte em Cena Sesc RJ; Dia 1º/10/2020 (quinta-feira) – 19h; Transmissão : YouTube (@portalsescrio) e Facebook (@SescRJ).

Após a live, episódios serão disponibilizados em uma playlist no YouTube do Sesc RJ.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor