Espetáculo do crescimento

90

Os bancos brasileiros o quarto maior índice de lucro sobre patrimônio do mundo. Em 2005 essa taxa de retorno foi de 36% no Brasil, superada apenas por Colômbia (58,4%), Irã (44%) e África do Sul (37,2%), segundo dados da Febraban. Estados Unidos e Austrália ficam na faixa dos 30% de retorno, enquanto países da Europa se contentam com índices mais civilizados, na faixa de 20% ou pouco abaixo, comparáveis com retornos obtidos por setores menos bafejados pela globalização.

Últimos
Quando se trata de crédito/PIB, o Brasil aparece na oitava pior colocação, com 31,2%. Abaixo, só potências como Peru, Colômbia e Turquia, além da Rússia, ainda incipiente no mercado bancário.

Mata&esfola
Não satisfeitos com os estragos feitos no setor produtivo pelo câmbio sobrevalorizado, os porta-vozes do mercado financeiro na mídia estão defendendo a redução das tarifas de importação, para, supostamente, deter a valorização do real. Se comprada pelo governo, essa medida teria como principal “efeito colateral” o aprofundamento da desindustrialização do país, com o aumento do estímulo à importação de bens produzidos aqui. Uma espécie de mini Alca.
Na verdade, a forma mais eficiente de deter a escalada do real frente ao dólar é o Banco Central intervir abertamente no câmbio e, ao mesmo tempo, decretar o controle cambial, para brecar as ações especulativas.

Escalada
Aliás, enquanto o Banco Central continua de braços cruzados diante da valorização do real, as apostas no mercado futuro contra a valorização do dólar já somam quase R$ 15 bilhões.

Espaço Publicitáriocnseg

Rumos
Buscando traçar uma análise sobre o setor elétrico no atual governo, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) do Instituto de Economia da UFRJ, realiza, às 14h desta quinta-feira, o seminário Dinâmica e Perspectivas do Setor Elétrico. Entre os participantes, o professor e coordenador do Programa de Planejamento Energético Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás.

Didático
Quase metade do preço de uma caneta, uma régua ou um apontador vai para o bolso do governo. A denúncia poderá ser comprovada neste domingo, em São Bernardo, no Feirão do Imposto do Material Escolar. O coordenador do Núcleo de Jovens Empreededores da Associação Comercial e Industrial da cidade, Valter Moura Júnior, informa que será instalado, no estacionamento do Shopping Metrópole, estande com gôndolas de produtos reproduzindo um supermercado, onde a população verá o percentual de impostos sobre cada item do material escolar.

Sob investigação
A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) definiu as primeiras CPIs do ano: a das perdas na arrecadação tributária de ICMS, a CPI para apurar mortes de policiais no estado, as das Terras e a da Varig, iniciadas na legislatura passada, a CPI para apurar crimes ambientais ocorridos nos últimos oito anos, a para apurar as responsabilidades de três instâncias de poder na instalação dos pólos petroquímicos de Itaboraí, Duque de Caxias e Siderúrgico de Itaguaí, e a CPI das enchentes.

Fosso
Se faltavam provas, a distribuição do fundo Partidário é decisiva para mostrar que os juízes, de modo geral, não nutrem, no momento, grande simpatia por deputados e senadores.

SOS Kassab!
Depois do último ataque a ônibus em São Paulo, paulistas bem-humorados dizem ter descoberto um método infalível para deter a ação dos marginais: basta colocar o histriônico prefeito da cidade, Gilberto Kassab (PFL), para berrar com a turma do PCC e que tais com a mesma bravura com que expulsou um manifestante do posto de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui