26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Espetáculo do crescimento

Os bancos brasileiros o quarto maior índice de lucro sobre patrimônio do mundo. Em 2005 essa taxa de retorno foi de 36% no Brasil, superada apenas por Colômbia (58,4%), Irã (44%) e África do Sul (37,2%), segundo dados da Febraban. Estados Unidos e Austrália ficam na faixa dos 30% de retorno, enquanto países da Europa se contentam com índices mais civilizados, na faixa de 20% ou pouco abaixo, comparáveis com retornos obtidos por setores menos bafejados pela globalização.

Últimos
Quando se trata de crédito/PIB, o Brasil aparece na oitava pior colocação, com 31,2%. Abaixo, só potências como Peru, Colômbia e Turquia, além da Rússia, ainda incipiente no mercado bancário.

Mata&esfola
Não satisfeitos com os estragos feitos no setor produtivo pelo câmbio sobrevalorizado, os porta-vozes do mercado financeiro na mídia estão defendendo a redução das tarifas de importação, para, supostamente, deter a valorização do real. Se comprada pelo governo, essa medida teria como principal “efeito colateral” o aprofundamento da desindustrialização do país, com o aumento do estímulo à importação de bens produzidos aqui. Uma espécie de mini Alca.
Na verdade, a forma mais eficiente de deter a escalada do real frente ao dólar é o Banco Central intervir abertamente no câmbio e, ao mesmo tempo, decretar o controle cambial, para brecar as ações especulativas.

Escalada
Aliás, enquanto o Banco Central continua de braços cruzados diante da valorização do real, as apostas no mercado futuro contra a valorização do dólar já somam quase R$ 15 bilhões.

Rumos
Buscando traçar uma análise sobre o setor elétrico no atual governo, o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) do Instituto de Economia da UFRJ, realiza, às 14h desta quinta-feira, o seminário Dinâmica e Perspectivas do Setor Elétrico. Entre os participantes, o professor e coordenador do Programa de Planejamento Energético Coppe/UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás.

Didático
Quase metade do preço de uma caneta, uma régua ou um apontador vai para o bolso do governo. A denúncia poderá ser comprovada neste domingo, em São Bernardo, no Feirão do Imposto do Material Escolar. O coordenador do Núcleo de Jovens Empreededores da Associação Comercial e Industrial da cidade, Valter Moura Júnior, informa que será instalado, no estacionamento do Shopping Metrópole, estande com gôndolas de produtos reproduzindo um supermercado, onde a população verá o percentual de impostos sobre cada item do material escolar.

Sob investigação
A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) definiu as primeiras CPIs do ano: a das perdas na arrecadação tributária de ICMS, a CPI para apurar mortes de policiais no estado, as das Terras e a da Varig, iniciadas na legislatura passada, a CPI para apurar crimes ambientais ocorridos nos últimos oito anos, a para apurar as responsabilidades de três instâncias de poder na instalação dos pólos petroquímicos de Itaboraí, Duque de Caxias e Siderúrgico de Itaguaí, e a CPI das enchentes.

Fosso
Se faltavam provas, a distribuição do fundo Partidário é decisiva para mostrar que os juízes, de modo geral, não nutrem, no momento, grande simpatia por deputados e senadores.

SOS Kassab!
Depois do último ataque a ônibus em São Paulo, paulistas bem-humorados dizem ter descoberto um método infalível para deter a ação dos marginais: basta colocar o histriônico prefeito da cidade, Gilberto Kassab (PFL), para berrar com a turma do PCC e que tais com a mesma bravura com que expulsou um manifestante do posto de saúde.

Artigo anteriorRemendo
Próximo artigoBrasil dos sonhos
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.