Espontâneo

A pesquisa CNT/Sensus provocou reações de estranheza. De fato, na consulta espontânea (não mostra ao eleitor uma cartela com os nomes dos candidatos) Lula manteve seus trinta e poucos porcento (caiu de 33,5%, em julho, para 32,3%, em agosto, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais). Mas na pesquisa em que a cartela é mostrada, o presidente subiu 3,8 pontos, sem que ninguém entenda o porquê.
Já Alckmin caiu em ambas, ao contrário do que mostraram outras pesquisas, e Heloísa Helena subiu nas duas consultas.

Definição mais tarde
O meio que o eleitor usará para escolher seu candidato mostra o quanto as pesquisas realizadas até agora podem estar distantes da realidade. Trinta e nove porcento falaram do conhecimento prévio do político; 22% esperam o horário eleitoral; 19%, debates nos meios de comunicação; 7,4%, contato pessoal; e 1% vão pesquisar na Internet. Crescem as chances de quem ainda não é bem conhecido do público.
Em tempo: 79% acham que Lula deveria ir aos debates.

Contrabando
É realmente estranho o governo esperar a Varig ir para o vinagre – e uma companhia ficar só com a parte boa – para reduzir a carga tributária para as empresas aéreas, incentivando a ampliação de frotas, como foi feito de contrabando na MP 315, que deveria tratar de facilidades cambiais para o mercado exportador.

Desafio
O vice-prefeito do Rio, Otávio Leite, lança na sexta-feira o livro Desafio político – II. Será a partir de 17h, no Rio Othon Palace (Av. Atlântica, 3.264 – Copacabana), Salão Mar Azul.

Caixa forte
O fato deve ser inédito: o candidato tucano ao Governo de São Paulo arrecadou até agora 2,8 vezes mais para a campanha que Geraldo Alckmin, igualmente tucano e que almeja a Presidência da República. Serra contabiliza R$ 3,66 milhões e Alckmin, R$ 1,3 milhão. Não se sabe se é efeito do favoritismo do ex-ministro da Saúde e ex-prefeito da Capital ou efeito do mensalão e dos sanguessugas em Brasília.

Sonho
A manutenção da taxa de juros pelo Fed abre espaço para o Brasil seguir diminuindo a taxa interna, acredita o vice-presidente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Fenacrefi), José Arthur Assunção. “Quem sabe fecharemos o ano já com juros reais abaixo de um dígito?”. Não chega a ser um grande sonho. A média de juros reais de países emergentes é de 2,4%, ou um quarto do que sonha Assunção.

Arautos do apocalipse
Em seminário promovido pela Firjan, o secretário de Energia e Petróleo do Estado do Rio de Janeiro, Wagner Victer, contestou as notícias sobre o esvaziamento da economia fluminense. “Para cada empresa que sai, posso apontar 15 novas companhias que estão entrando”, garantiu.
De fato, gráficos publicados por um jornal do Rio neste final de semana tinham números opostos à conclusão que o mesmo “jornalão” procurava passar a seus leitores.

Nota 10
A Petrobras será a única empresa a receber o Certificado Acessibilidade Nota 10 na categoria Ouro. O prêmio é um reconhecimento da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da Alerj a estabelecimentos públicos e privados que propiciam condições adequadas e seguras de acesso e uso às pessoas portadoras de deficiência. O Museu Imperial de Petrópolis receberá a premiação Prata. Serão entregues, nesta quinta-feira, às 11h, outros 60 certificados, na categoria bronze. Nenhuma companhia ou órgão público mereceu a distinção máxima (Diamante).

Luxo
O PMDB do Rio (ou, segundo quem distribui, a “governadora Rosinha”) publicou uma luxuosa revista, de 190 páginas em papel cuchê, mais as capas, com os feitos da gestão dos Garotinho.

Oportunidade
Novo slogan da TAM na praça: Sempre de portas abertas a você!

Artigo anterior“My land”
Próximo artigoJunto com Papai Noel
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

A cabeça do dragão

Por Gustavo Miotti.

Portugueses pedem extensão das moratórias bancárias

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) está pleiteando a prorrogação das moratórias bancárias até 31 de março de 2022”. O...

China libera reservas de metais não ferrosos para reduzir custos

A China disse que continuará a liberar suas reservas estatais de cobre, alumínio e zinco para garantir preços estáveis para as commodities e aliviar...