Esquizofrenia

91

Sempre que a mídia rompe o recorrente período de lua de mel com seu governo, o presidente Lula e seus áulicos ressuscitam a tese do “golpe das elites” de que seria vítima o ex-metalúrgico, que, se registre, há pelo menos duas décadas trocou o macacão pelo terno. O próprio Lula, porém, deveria ter cautela para não desqualificar a própria tese, como no improviso cometido terça-feira, em que admitiu serem os pobres os que têm mais razões para vaiá-lo, já que os ricos, em particular os bancos, ganham muito dinheiro com  sua política econômica.

Inimigo comum
“O que Chávez (Hugo) está fazendo é usar os lucros do petróleo para ajudar os pobres. Há grandes investimentos em educação, em saúde, em habitações populares, algo que nunca aconteceu antes. Isso explica a popularidade dele. E porque ele está mostrando a outras partes do mundo que isso é possível, é odiado pela elite internacional. Você pode ler exatamente os mesmos ataques a Chávez em qualquer jornal do Ocidente, inclusive em parte da imprensa brasileira”. A afirmação foi feita pelo escritor paquistanês Tariq Ali, um dos principais intelectuais antiglobalização, ao explicar, em entrevista ao site da BBC, por que considera o presidente da Venezuela a figura central do seu mais recente livro, Piratas do Caribe: eixo de esperança, enquanto, para ele, o presidente Lula não faz parte do grupo.

Show bizz
O setor de entretenimento, que movimenta no mundo U$ 1,5 trilhão por ano e responde por 3% do PIB norte-americano, mereceu o primeiro MBA em Engenharia de Produção do Entretenimento da América Latina, na UFRJ. No curso, o engenheiro e professor José Augusto Kamel vai tentar mostrar uma nova percepção da indústria do entretenimento, que deixou de abranger apenas cinema, esportes e shows para englobar também a informática, as telecomunicações e a área de marcas e patentes. As inscrições terminam terça-feira e podem ser feitas no campus da UFRJ na Praia Vermelha.

Derivativos
De 22 a 25 de agosto a Bolsa de Mercadorias & Futuros realiza o III Congresso Internacional de Derivativos e Mercado Financeiro, em Campos do Jordão. Evento bienal, o congresso discutirá os mercados de derivativos e financeiros globais, inserindo o Brasil num roteiro que até recentemente limitava-se aos Estados Unidos (congressos da FIA e de Chicago) e Europa (Burgenstock). Nesta edição, o encontro contará com a participação de Rodrigo de Rato y Figaredo, Edmund Phelps e Anne O. Krueger, entre outros. Informações no site www.bmf.com.br

Espaço Publicitáriocnseg

Genérico
O filme Duro de Matar 4 chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira. Desde o início da semana, porém, já pode ser encontrado nas mãos dos camelôs.

Limite
Com o dinheiro que arrecada com o salgado pedágio, a concessionária Nova Dutra poderia instalar mais placas com velocidade permitida na rodovia. Quem sai de Piraí em direção ao Rio de Janeiro só encontra a primeira placa quilômetros depois.

Econômica
Ciro Gomes será a estrela da abertura da Semana Econômica que a Faculdade Moraes Júnior-Mackenzie Rio realiza de 13 a 15 de agosto, com palestras sobre a economia brasileira e mundial. O evento comemora o Dia do Economista (15 de agosto). O evento é aberto ao público. Mais informações em www.moraesjunior.edu.br

Não sabia?
Já que, em quase cinco anos de governo, o presidente Lula ainda não descobriu a principal causa da metástase que se espalha por seu governo, esta coluna lhe conta: o brutal superávit primário, que, ao sugar quase 5% de tudo o que o Brasil produz para pagar cerca de R$ 150 bilhões de juros por ano, deixa o governo sem verba para infra-estrutura, investimentos e políticas sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui