Satisfeito com os resultados em 2024, o CEO da Essor, Filipe Alves, está otimista quanto às perspectivas da companhia para alçar voos ainda mais promissores para o próximo ano. A revelação foi feita na edição 2024 do maior evento de tecnologia e inovação de Seguros da América Latina, o CQCS Insurtech & Inovação, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo. O executivo participou do evento, acompanhado de Roberto Uhl, Head of Business Development and Market Intelligence da companhia.
Os líderes da Essor assistiram a palestras e conversaram com corretores e parceiros de negócios no decorrer do Congresso. “Um evento como esse é importante porque fomenta o diálogo e proporciona troca de conhecimento, de ideias e informações, estas fundamentais para a expansão do mercado segurador”, opina Filipe.
Alves destacou três soluções de TI desenvolvidas pela Essor em 2024 imprescindíveis para o setor. A primeira é a implantação de chatbots no diálogo com o cliente. Segundo ele, o segurado, quando precisa de informações sobre o produto, recebe toda a retaguarda necessária. “Ele dispõe de uma interação muito mais ágil com a seguradora muito mais rápida e obtém as respostas no prazo que precisa”, acrescenta.
A segunda solução refere-se ao a um software voltado para a regulação de produtos agrícolas. “Desenvolvemos esse trabalho com um parceiro. A solução permite uma regulação de sinistro bastante rápida e bem mais assertiva, de forma que consigamos dar uma resposta para o segurado quando ocorre o sinistro”, explica Filipe.
E, por fim, a terceira solução é focada no uso de inteligência artificial na própria regulação do sinistro na área de transportes. “Com esta iniciativa, conseguimos reduzir em 90% o tempo de análise nas solicitações de indenização”, ressalta o executivo. Na avaliação de Filipe Alves, esta solução também oferece uma resposta mais rápida e assertiva aos segurados no momento de uma reclamação e pedido de indenização.
Às vésperas de completar cinco anos na Essor, Roberto Uhl, veio com a missão de trazer cultura digital para dentro da empresa. O executivo confia no crescimento sustentável e rápido da companhia. “Temos hoje 10 mil corretores em atuação e centenas de outros entram na Essor. Então, precisamos utilizar o que existe de melhor em termos de tecnologia para que, além dos corretores, parceiros, clientes, fornecedores, tenham a melhor experiência possível”, opina Roberto.
Para trazer a cultura de dados no âmbito da seguradora, o executivo vem trabalhando forte em business intelligence. Segundo ele, a ação beneficia toda a empresa quando precisar tomar decisões baseadas em dados confiáveis, e que “tragam insights para que a criatividade floresça”.