Estado máximo

221

Durante o lançamento do livro Sociedade e Economia: estratégias de crescimento e desenvolvimento, editado pelo Ipea sob a coordenação de João Sicsú e Armando Castelar, o economista Samuel Pessoa, que se autoclassifica como liberal, fez uma afirmação que causou certa surpresa: “Se tivesse que escolher entre morar nos EUA ou na Suécia, optaria pelo país europeu, onde existe mais Estado e mais segurança do que nos EUA.” Para os brasileiros, os liberais recomendam Estado mínimo e livre mercado.

Aumente seu desempenho
O espaço de serviços para empresários do mercado de crédito, cobrança e risco, inaugurado nesta quinta pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), é capaz de ajudar a melhorar em até 40% o desempenho em transações comerciais. Na nova área serão discutidas soluções personalizadas para inadimplência, recuperação de crédito e propensão ao consumo.
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) também fica à disposição dos empresários para apoiá-los no desenvolvimento de novos modelos estatísticos. O espaço fica na R. Boa Vista, 84, 8º andar (Centro-SP).

Sem crise
As vendas das farmácias e drogarias independentes associativas atingiram a marca de R$ 610,5 milhões até março, crescimento de 14,7% em relação ao mesmo período de 2008. Os medicamentos representaram 74% do total de vendas registradas no ano passado; cosméticos e artigos de perfumaria, 21,3%; e outros produtos, 4,7%. Os medicamentos de marca foram os mais consumidos, representando 62,6% das vendas; os similares, 27,1%; e os genéricos, 10,3%. Os dados são da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias, que representa 26 redes independentes.

Nova queda
O comércio carioca vendeu 2% menos em abril em comparação com igual período do ano passado, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas, divulgada mensalmente pelo Clube de Diretores Lojistas (CDL-Rio). Os primeiros três meses de 2009 também registraram resultado negativo. Em comparação com março as vendas em abril registraram queda de 6,5%. No acumulado de janeiro/abril houve redução de 1,9%. Calçados (2,3%) tecidos (2%), móveis (3%) e óticas (1%) tiveram alta nas vendas.

Espaço Publicitáriocnseg

Acorda, Meirelles!
O presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, diz que para a retomada do crescimento do comércio e da economia da cidade e do país é necessário não haver desaceleração da redução da taxa Selic. “Isso é importante não só para a normalização da concessão de crédito e redução da taxa de juros no mercado, mas, também, para evitar uma continuidade da valorização do real, que gera uma artificialidade, aumento das importações e redução do emprego, renda e consumo interno”, conclui.

Iguais, mas diferentes
Para obter certidões em cartórios, toda busca deverá ser acompanhada do nome dos pais e do CPF do nome pesquisado. O projeto da deputada Graça Pereira (DEM), aprovado em primeira discussão na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, quer evitar as constantes confusões com homônimos – das quais, aliás, um dos titulares dessa coluna é vítima. “Transformada em lei, esta proposta evitará o constrangimento ao qual são submetidos centenas de cidadãos pela existência de homônimos”, aposta a parlamentar.

Colado
“A Crise Mundial e o Brasil” é o tema da palestra que professor Marcos Coimbra fará no próximo dia 24, dentro do Encontro Incaer, realizado na sede do Instituto Histórico Cultural da Aeronáutica (Praça Mal. Âncora, 15-A – Centro – RJ) a partir de 14h.

Biruta
A nota publicada na véspera na coluna sobre a determinação da TAM a seus funcionários para só darem entrevistas sobre o acidente com o Airbus da Air France com autorização da empresa foi vítima de turbulência redacional. O texto dizia que, como cliente da Boeing, principal rival da Airbus, a TAM teme que comentários sem controle possam “comprovar ruídos na sua relação com o mercado de aeronaves”. Leia-se provocar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui