Estagnação no campo

Segundo o IBGE, a produção total de cereais, leguminosos e oleaginosos (algodão em caroço, amendoim, arroz, feijão, mamona, milho, soja, aveia, centeio, cevada, sorgo e trigo) deve ficar em 98,836 milhões de toneladas este ano. Se concretizada essa previsão, o resultado será apenas 0,3% superior à safra do ano passado. No mês anterior, o IBGE previra crescimento de 0,81% em relação a 2001. O resultado frusta as repetidas promessas do governo de uma produção de 100 milhões de toneladas. Essa meta é considerada modesta para o potencial do país e em comparação à produtividade de outras nações com território menor.

FHmaníaco
Do sempre mordaz deputado Delfim Netto (PPB-SP) ironizando a tentativa do presidente FH voltar atrás na tentativa de argentinizar as eleições: “Depois que você é piromaníaco, não adianta se vestir de bombeiro.” Ao criticar a insistência do ministro Pedro Malan em eternizar Armínio Fraga na presidência do Banco Central, Delfim recorda fato prosaico, mas que parece esquecido por setores da oposição: “É preciso lembrar que estamos na situação em que estamos por conta deste governo. Estamos na armadilha interna e externa, por causa desta política. Nem faz jus à elegância do Malan. Dizer que devia continuar com o Armínio deve colocar o próprio Armínio em situação desagradável”.

Custos da dependência
O Brasil gasta hoje 15 vezes mais para importar tecnologia do que os US$ 3 bilhões que gastava há dez anos. Para a Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (Protec), essa sangria revela que a dependência tecnológica é um obstáculo maior do que o “custo Brasil” à competitividade das exportações brasileiras. Nos próximos dias 4 e 5, a Protec realiza, no Rio, o I Encontro Nacional da Inovação Tecnológica para Exportação e Competitividade, que terá a presença do ministro Ronaldo Sardenberg.

Ecos da World
Ao tentar afastar os temores que rondam a empresa depois da quebra da WorldCom, sua controladora nos Estados Unido, o diretor financeiro da Embratel, José Maria Zubiria, recorreu ao pior dos argumentos. Segundo Zubiria, a empresa tem independência operacional, dinheiro em caixa e transparência. Não poderia ter sido mais infeliz. Em se tratando de uma controlada da WorldCom, transparência é o último dos itens em pauta.
Já ao descartar a possibilidade de a Embratel ser vendida, Zubiria disse que o sistema de concessões de telefonia veda a troca de controle até junho do ano que vem. Pelo visto Zubiria, não conhece a Anatel.

Gol contra
Quem está fazendo comparações entre a economia brasileira e a seleção de Felipão deveria tomar mais cuidado. O mote é que, da mesma forma que a equipe brasileira saiu desacreditada e agora chega à final, os “fundamentos” legados pela equipe econômica tucana são positivos e permitirão dar um baile na atual crise e chegar o paraíso. O risco é a seleção perder a Copa, no domingo. Mais prudente é o economista Guido Mantega, da FGV-SP e do PT. Solicitado a dar palpite sobre a seleção, ele preferiu não se arriscar: disse que preferia continuar errando apenas nas previsões econômicas…

Falcão faz escola
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nota sobre os problemas enfrentados pela WorldCom, dona da Embratel, com três pontos, que podem ser resumidos assim: a agência está acompanhando “de perto” os fatos divulgados;  não houve qualquer manifestação da WorldCom ou da Embratel junto à Anatel; e desta forma, o órgão não tem “nada a declarar”.

Crédito
Os supermercados que produzem pães e alimentos congelados terão direito a crédito de ICMS pelo uso da eletricidade. A ministra relatora da 2ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, rejeitou o pedido do Estado do Rio para que as atividades não fossem consideradas industriais. Segundo o Código Tributário Nacional (CTN), pode ser considerado industrializado todo produto submetido a qualquer operação que lhe modifique a natureza, finalidade ou ainda que o aperfeiçoe para consumo, conforme disse ontem ao MONITOR MERCANTIL o advogado José Oswaldo Corrêa, autor da ação.

Artigo anteriorPapelão
Próximo artigoConcentração
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.