Estalido

A comunidade de Valença, na Espanha, admitiu ter recorrido ao Tesouro espanhol para pagar uma dívida de 123 milhões ao Deutsche Bank. O vice-presidente do governo valenciano, José Ciscar, admitiu que o pagamento foi feito com atraso de una semana, mas alegou que isso “não significa nada de extraordinário”, argumentando que as operações de crédito prevêem a possibilidade de o acerto ser feito com “alguns dias de atraso”.

Se fosse aqui…
Isoladamente, o episódio pode não significar, ainda, o início da moratória espanhola, mas se Ciscar conhecesse os juros praticados pelos cartões de crédito no Brasil, certamente, não classificaria como “nada extraordinário” um atraso de alguns dias no pagamento.

Rumo à liderança
Recentemente, pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia, mapearam as atividades de investimento de 769 firmas que investem em 2.203 companhias chinesas. Marguerite Gong Hancock, que dirigiu o estudo, disse que são “as mesmas firmas que foram bem sucedidas no Vale do Silício que transplantaram seus conhecimentos especializados na China”. A preocupação foi levantada em matéria do The New York Times, com o título “China busca primazia em alta tecnologia”, sobre a mudança da produção chinesa, de montagem de bens tecnológicos baratos para a a produção de tecnologias inovadoras.
A reportagem continua: “O que assusta os concorrentes é que a China começou a produzir levas de engenheiros de hardware e programadores de software que estão vencendo concursos internacionais. A Universidade da Califórnia em Berkeley pretende criar um campus de engenharia em Xangai, suscitando receios sobre a transferência de tecnologia de uma das melhores escolas de engenharia dos Estados Unidos.”

Sem milagres
As propostas prometidas pelo governo para incentivar o setor de turismo – que fechou 2011 com rombo na faixa de US$ 14,3 bilhões – podem até ser bem intencionadas. No entanto, se o real voltar a se valorizar em 2012, no máximo, elas poderão ser consideradas apenas medidas pró donos de hotéis, com pagamento de menos impostos e redução de gastos, sem que resultem em mais estrangeiros vindo ao Brasil, nem em preços mais baixos dos serviços. Afinal, não existe maior estímulo para os brasileiros continuarem viajando para o exterior do que a Bolsa Miami, financiada pelo real parrudo. Na ponta oposta, a moeda local forte coloca São Paulo (10ª) e Rio (12ª) entre as cidades mais caras do mundo.

Alta
A demanda por tratamentos homeopáticos no Brasil cresceu 20% nos últimos cinco anos, segundo a Universidade Federal de Viçosa (UFV), que realizará seu tradicional curso de Homeopatia no Hospital Phillipe Pinel, em Botafogo, Zona Sul carioca.

Papai Noel (só) no Carnaval
Uma leitora da coluna comprou, em 3 de novembro, um Playstation 3 no site do New York Sports – Código 102.077 – para recebê-lo no Natal. Como o prazo de entrega era de 35 dias úteis, a encomenda deveria chegar, no máximo, até 22 de dezembro. O Papai Noel do New York Sports, porém, não apareceu nem deu satisfação, mesmo após a consumidora tentar contato, em vão, pelo telefone 0300-777 3700. Por e-mail, a empresa se limitou a informar que não conseguiu localizar o código de rastreamento do fornecedor. A consumidora espera que a mercadoria apareça antes do Carnaval ou do lançamento de uma nova versão.

(Não) vou de táxi
Com uma população que é menos de um terço do município de São Paulo – 6,3 milhões e 19,2 milhões, respectivamente – a cidade do Rio de Janeiro tem 33 mil táxis, contra 32 mil da capital paulista. Apesar do excesso de oferta, foram muitos os cariocas e turistas nacionais e estrangeiros que não conseguiram pegar um táxi na virada do ano, seja para entrar ou sair de Copacabana, seja para outros pontos da cidade.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPapai Noel
Próximo artigoCéu

Artigos Relacionados

‘EUA do Mar’ seria considerado crime de lesa-pátria

Na terra de Biden, entregar navegação a estrangeiros é impensável.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Taxa sobre exportação de petróleo renderia R$ 38 bi

Imposto aumentaria participação do Estado nos resultados do pré-sal.

Últimas Notícias

Fundos de investimento poderão atuar como formadores de mercado na B3

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou os fundos de investimento a atuarem como formadores de mercado na B3, a bolsa do Brasil. A...

ABBC: Selic deve subir 1,50 ponto percentual

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne na próxima terça-feira (7) para decidir sobre a nova Selic, a taxa básica...

Ibovespa fecha a semana em alta

(alta de 0,013%). O volume representou uma extensão do movimento positivo registrado na quinta-feira (2), quando o índice fechou com forte alta de 3,66%,...

China: Incentivos fiscais para investidores estrangeiros

A China anunciou que estendeu suas políticas fiscais preferenciais para investidores estrangeiros que investem no mercado de títulos da parte continental do país. A...

Brasileiro teria renda 6 vezes maior com indústria forte

Entre 1950–70, PIB do País foi multiplicado por 10.