Estatais centrais da China investem US$ 39 bilhões em Xinjiang em 2024

As empresas estatais administradas pelo governo central da China intensificaram seus esforços de investimento na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, para impulsionar o desenvolvimento regional.

64
Foto tirada por drone em 25 de dezembro de 2024 mostra a saída do túnel Tianshan Shengli no distrito de Hejing, sub-região autônoma da etnia mongol de Bayingolin, Região Autônoma Uigur de Xinjiang, noroeste da China. (Xinhua/Hu Huhu)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 13 março (Xinhua) — As empresas estatais administradas pelo governo central da China intensificaram seus esforços de investimento na Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, para impulsionar o desenvolvimento regional.

De acordo com uma conferência organizada pelo governo regional de Xinjiang nesta quarta-feira em Beijing, mais de 40 empresas estatais centrais realizaram 336 projetos na região no ano passado, com um investimento real de mais de 280 bilhões de yuans (cerca de 39,1 bilhões de dólares americanos), um aumento anual de 63,7%.

Os investimentos abrangem vários setores, como petróleo, gás natural, carvão, nova energia e transporte.

Projetos notáveis incluem uma base de petróleo de xisto que registrou uma produção anual de mais de um milhão de toneladas em 2024, marcando um avanço na exploração de petróleo de xisto na China. Além disso, o túnel Tianshan Shengli, com 22,13 quilômetros de extensão, o mais longo túnel de via expressa do mundo, foi concluído no ano passado. Quando estiver em operação, reduzirá o tempo de viagem pela seção central das montanhas Tianshan de várias horas para apenas cerca de 20 minutos.

Espaço Publicitáriocnseg

Em 2025, mais de 40 empresas estatais centrais investirão mais de 380 bilhões de yuans em Xinjiang, disse Chen Weijun, vice-presidente do governo regional. A cooperação do projeto abrangerá armazenamento de energia, centros de computação inteligente, fabricação de equipamentos e medicamentos, entre outras áreas.

As estatais centrais têm desempenhado um papel fundamental na promoção de empregos, na melhoria dos meios de subsistência e na promoção do desenvolvimento industrial e do crescimento econômico em Xinjiang, disse Chen.

O PIB de Xinjiang cresceu 6,1% no ano passado, ultrapassando a marca de 2 trilhões de yuans. Este ano marca o 70º aniversário do estabelecimento da região, que tem como objetivo alcançar um forte desenvolvimento social e econômico em 2025. Fim

Leia também:

Megafábrica da Tesla em Shanghai começa a exportar baterias de armazenamento de energia
Cinturão e Rota
Megafábrica da Tesla em Shanghai começa a exportar baterias de armazenamento de energia

Shanghai, 21 março (Xinhua) — A nova megafábrica da Tesla em Shanghai, no leste da China, exportou nesta sexta-feira o seu primeiro lote de baterias de armazenamento de energia Megapack, anunciou a empresa. Levou pouco mais de um mês após o lançamento da sua produção para realizar a sua primeira exportação, com as baterias sendo […]

Primeiro-ministro chinês destaca necessidade de comércio exterior estável e abertura de alto nível
Cinturão e Rota
Primeiro-ministro chinês destaca necessidade de comércio exterior estável e abertura de alto nível

XIAMEN, 20 de março (Xinhua) — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, pediu a estabilização do comércio exterior com um espírito pioneiro e inovador e a criação acelerada de novas forças na abertura de alto nível. Li, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez os comentários […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui