Estatizar não é tabu – lá fora

Itália prepara reestatização da Alitalia, que está insolvente há 3 anos.

Fatos e Comentários / 18:53 - 11 de set de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Mistura de anarquistas e social-democratas, o governo italiano dá os passos finais para reestatizar a Alitalia, maior empresa de aviação do país, pertencente à Compagnia Aerea Italiana (51%) e à Etihad Airways (49%). Deste maio de 2017 a Alitalia está sob intervenção do governo, afetada por uma crise de liquidez que a levou à beira da falência. Já foi aprovado aporte de 3 bilhões para tornar a companhia novamente estatal.

A história revela um pouco da obtusa ideologia por trás das privatizações. O interesse dos acionistas – e nas últimas décadas mais ainda – raramente casa com as necessidades de uma nação. Não basta ser privado para ser bom, nem tudo que é estatal é ruim. E vice-versa. Exemplos sobram. No Brasil, inúmeros. Para citar dois, Petrobras e Eletrobras – só não vê quem está cego pela ideologia ou se faz de ignorante pelo dinheiro.

A reestatização da Alitalia mostra que o interesse nacional não pode ficar restrito a uma planilha. Apesar de uma área um pouco menor que Goiás, a Itália sabe da importância estratégica de ter uma companhia aérea. Na Finlândia, onde também os governos estão longe de ser socialistas, a manutenção da Finnair estatal é inquestionável. O Brasil, quinto maior país em extensão territorial, acha integração nacional coisa de dinossauros e se contenta em ter uma companhia cambaleante e uma seminacional, além de uma totalmente estrangeira.

 

Morte e vida

Para não deixar passar batido: a atribuição, pelo general Mourão, da culpa pela alta dos preços dos alimentos aos pobres que receberam R$ 600 junta duas características que assolam os governos. A primeira, a tática Homer Simpson de fugir das responsabilidades (“não fui eu”; “quando cheguei já estava assim”). A segunda, jogar sobre o pobre a causa da pobreza.

Se esse pessoal voltar a passar fome, o problema estará resolvido.

 

Cidade plural

A Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro, presidida por Cláudio Castro, lançou a campanha “Rio Diversidade”. O objetivo é mostrar uma cidade plural, aberta para receber todos aqueles que aqui querem morar ou visitar independente de suas orientações sexuais, religiosas ou culturais.

A iniciativa, idealizada por Viviane Fernandes e Bayard Boiteux, conta com o apoio da Associação Internacional de Turismo LGBTI (IGLTA). O vídeo que sintetiza o projeto, com depoimentos de Clovis Casemiro, Bruno Chateaubriand, Thelma Innecco, André Melo, Isabelita dos Patins e Juju Palito, entre outros, está em youtu.be/Ci70no3A4PM

 

Democracia Vive

Pelo palco virtual da live Democracia Vive!, neste domingo (13/9), a partir das 15h, organizada pela campanha Brasil pela Democracia, passarão artistas, atletas e representantes das mais de 70 entidades, organizações e movimentos sociais que aderiram à campanha.

Além de shows com diversos cantores, como Alcione, Marcelo D2 e Lulu Santos, e debates com jornalistas e youtubers, como Felipe Neto, serão exibidas mensagens gravadas em vídeo pelos representantes das entidades – IAB, OAB, ABI, MST e centrais sindicais, entre outras –, a respeito das ameaças à democracia brasileira.

 

CDC

Em 8 jogos do Brasileirão, o VAR da CBF anulou 5 gols do Botafogo, viu 3 pênaltis contra e não viu 4 a favor. Prejuízo de 13 pontos. A um custo de R$ 18,5 milhões pelo campeonato, seria o caso de a CBF pedir o dinheiro de volta por defeito do produto? Ou não é defeito?

 

Rápidas

Drauzio Varella, Daniel Goleman, Elisa Lucinda e Ailton Krenak vão debater, durante o 2º Congresso LIV Virtual, temas como o estado emocional e a saúde das pessoas e inteligência emocional. Nestas quarta e quinta, na plataforma Seja LIV *** Nesta segunda-feira, Bosisio Advogados realizará o webinar “As novas tendências do direito do trabalho e desportivo: uma visão do futuro”, às 17h, no YouTube *** O jornalista Duarte Costa (Fiocruz e Clube de Regatas Guanabara) acaba de lançar uma agência de comunicação com ênfase em assessoria digital e comunicação corporativa *** Align Technology apoia comunidades locais com doações para Rizoma e Amazone-se *** O IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio promove o webinar “Como obter sucesso em seus produtos digitais”, nesta segunda, às 19h30. Inscrições aqui.

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor