Estilo Dilma

     
          Contrariando os que a tratam como cintura dura, a presidente eleita Dilma Housseff tem mostrado habilidade no processo de montagem do ministério, para evitar o vazamento de nomes da equipe pela imprensa. Dilma também mostrou firmeza ao pulverizar o lobby para dar superpoderes ao presidente em fim de mandato no Banco Central, Henrique Meirelles. Seu grande desafio, agora, será, realizar, a partir de janeiro, as mudanças exigidas por um mundo em crise e um país de gigantesco potencial para um crescimento efetivo.

Sem açúcar
Até o cafezinho foi eliminado no palácio do Governo do Maranhão. Ainda faltam pouco mais de 30 dias para acabar o ano, mas a administração de Roseana Sarney já conseguiu acabar com o dinheiro.

Emprego&ecologia
Depois de Salvador, onde cerca de 350 barracas começaram a ser demolidas, em agosto, nas praias da cidade, por iniciativa do Ministério Público, agora pode ser a vez de a Praia do Futuro, em Fortaleza, ver o fim desses estabelecimentos, que funcionam como verdadeiros restaurantes e prestam serviços variados aos banhistas. O MP argumenta a inexistência de anuência prévia da União para construção das unidades à beira-mar – como determina o Artigo 225 da Constituição – e para exploração comercial desses espaços públicos. Em Salvador, banhistas queixam-se, porém, que o fim das barracas foi seguido pela proliferação da presença de ambulantes. O episódio expõe mais um conflito entre meio ambiente e questão social, tendo o elevado desemprego no país como questão de fundo.

Chuvas
As ações para evitar tragédias provocadas pelas intempéries serão apresentadas pelo Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM) no Seminário Internacional sobre Políticas de Enfrentamento de Eventos Climáticos. O evento termina nesta quarta-feira, no Palácio Guanabara.

Marisco
Uma luta “surda” entre EUA e China está ocorrendo na África, como mostrará o consultor Osvaldo Nobre em palestra, nesta quarta-feira, na Barra da Tijuca (RJ), dentro do projeto Marina Cultural, coordenado por Telma Frick no Marina Barra Club. A palestra abordará também o pré-sal.

Segurança é mais complexa
As recentes ações midiáticas da bandidagem que assustam os moradores do Rio de Janeiro têm um efeito simbólico poderoso: apesar da blindagem erguida pela imprensa amiga para preservar o governador Sérgio Cabral (PMDB) do desgaste imposto a governantes “desafetos da casa”, ficou mais complicado sustentar a fábula de que, instaladas UPPs em uma dezena de comunidades carentes, os criminosos com atuações nesses locais buscariam o posto mais próximo do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em busca de um novo trabalho.

Precisa perguntar?
Será que a questão da Segurança Pública está bem equacionada? Esta é a pergunta que fazem os organizadores da edição 2010 do Security Leaders São Paulo. O congresso, que reúne profissionais de segurança da informação e risco, acontece nestas quarta e quinta-feira, em São Paulo. Mais informações em www.securityleaders.com.br

Formação do Brasil
A história da influência negra na cultura brasileira, da culinária a vocábulos na língua portuguesa, está retratada em Nação Quilombo, escrito a seis mãos pelos craques Joel Rufino, Nei Lopes e Haroldo Costa. O lançamento no Rio será no Lapinha, na próxima segunda, à noite.

Esparadrapo
Para a economista Leda Paulani, da USP, apenas controlar o capital especulativo não é mais suficiente para conter a sobrevalorização do real. “É o mesmo que tentar segurar um tsunami com tapumes de madeira”, comparou.
     
     

Artigo anteriorFísica ou online?
Próximo artigo“Viúvo Porcino”
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

O poder do monopólio em rebaixar os salários

Um tributo a Joan Robinson, ‘uma das economistas mais importantes do século 20’.

Ricos querem pagar só 10% do imposto de Biden

Elisão fiscal ameaça levar US$ 900 bi do pacote para as famílias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Em cinco anos, SP reduziu em 32%, mortes no trânsito

Só Região Metropolitana reduziu em 29%; queda nas fatalidades em nível nacional foi de 22%.

Mercado reage em dia pós-Copom

Destaque para os pedidos por seguro-desemprego nos EUA.

Boas expectativas para o dia

Hoje, mercados começando aparentemente com realizações de lucros recentes e aguardando a decisão do Banco Central inglês sobre política monetária.

Mesmo com perdas de 75%, empresas em favelas mantêm 80% dos empregos

São mais 289 mil comércios registrados nas cerca de 6 mil comunidades em todo o Brasil.

OMS pede redução de desigualdades no acesso à higiene das mãos

Organização destaca que pandemia mostrou dramaticamente a importância da prática na redução do risco de transmissão.