Funcionários distribuem refeições de graça para moradores numa área residencial em lockdown temporário devido à ressurgência do Covid-19 no Distrito Chengguan de Lanzhou, noroeste da Província de Gansu, China, 26 out, 2021. (Foto por Xing Yanan/Xinhua)
Lanzhou, 12 Nov (Xinhua) — Um estudante afegão Mohammad Shaker Saidkhily e seus colegas mantiveram uma distância segura uns aos outros quando eles estavam na fila para o teste de ácido nucleico em um local temporário no campus da Universidade de Lanzhou.
Shaker, de 28 anos, estudante de pós-graduação na Escola de Políticas e Relações Internacionais da universidade na região noroeste da Província de Gansu da China, como muitos dos seus colegas, já passou por várias rodadas de testes depois que a província reportou a ressurgência da epidemia em outubro.
“Nós não estamos nem um pouco nervosos. A faculdade já tomou medidas rígidas, como gerenciamento fechado, ensino online, teste de ácido nucleico em massa, que são bem eficientes”, disse ele.
Shaker já morou na capital provincial Lanzhou por dois anos. Ele gosta de compartilhar experiências sobre sua vida na China com a sua família no Afeganistão.
Medidas rígidas de prevenção e controle foram adotadas em várias regiões da província desde o novo surto.
Em Lanzhou, mais de de 1.000 pontos de teste de ácido nucleico foram criados para fornecer serviço de 24 horas. Na cidade de Jiayuguan, autoridades de saúde local conduziram testes de ácido nucleico para mais de 330.000 pessoas dentro de 33 horas.
“Isso reflete a alta eficiência do governo chinês em tratar de problemas de saúde pública, eu consigo sentir a solidariedade e a cooperação entre as pessoas tanto dentro quanto fora da faculdade”, disse Anthony Que, um professor americano que trabalha na universidade mais de um ano.
Além de compartilhar conhecimentos sobre prevenção da epidemia com os seus estudantes. Que sempre encoraja eles a manterem positivos, acreditando que o povo chinês, unidos como um só, é comprometido a derrotar a pandemia
Kosterina Evgeniya, uma artista russa que viveu em Lanzhou por 11 anos, disse que ela está impressionada a ver enxames de funcionários de prevenção de epidemia trabalhando incansavelmente em comunidades quando teve o surto de Covid-19.
“A prevenção epidêmica da China e as medidas de controle foram muito eficientes, isto faz o povo que vive em Lanzhou sentir seguro. Tenho certeza que posso levar os meus estudantes para uma sessão de desenhos lá fora em breve.”
Além de garantir a prevenção da epidemia, o governo local trabalhou fortemente para aumentar a produção em segurança.
Stephan Mueller, gerente de vendas em Netzsch (Lanzhou) Pumps Co., Ltd., uma empresa alemã produtora de bombas de água, vive em Lanzhou desde 2006.
“Desinfecções regulares são feitas na nossa empresa para assegurar a operação fluida”, disse Mueller, acrescentando que os trabalhadores na empresa podem trabalhar em casa quando necessário.
Investimento direto do exterior na China continente, em uso real, aumentou 19,6% anualmente nos primeiros nove meses do ano, de acordo com o Ministério do Comércio.
“Nós vamos cooperar ativamente com o governo chinês para reforçar as medidas de controle da epidemia, estamos totalmente confiantes no mercado chinês”, disse Mueller, acrescentando que a sua empresa está se esforçando para atender aos pedidos e às necessidades dos seus clientes. Fim
Leia também:
Belarus recebe novo lote de vacinas chinesas contra a COVID-19