Estrangeiros em Portugal: alta de 33% em 1 ano

Número de residentes estrangeiros em Portugal alcança cerca de 10% do número de habitantes; Brasil lidera

121
Portugal e Brasil
Portugal e Brasil (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

A população estrangeira residente em Portugal ultrapassou pela primeira vez a marca de 1 milhão, após o crescimento de 33% no número de residentes estrangeiros entre 2022 e 2023. A maior comunidade estrangeira em Portugal continua a ser a brasileira, compreendendo 31% dos estrangeiros residentes.

Nos últimos cinco anos, o número de estrangeiros residentes em Portugal quase triplicou. Os dados são da Agência para a Integração, Migração e Asilo (Aima), divulgados nesta segunda-feira.

Segundo o português Jornal de Notícias, foram emitidas 329 mil autorizações de residência entre 2022 e 2023, 130% a mais que no ano anterior. Destes, apenas 38 mil foram emitidos para cidadãos de outros países da União Europeia, representando 12% do total.

Como resultado, quase 10% da população é agora composta por estrangeiros, com 858 mil sendo cidadãos de países não pertencentes à União Europeia, representando 8% da população total. Em 2022, Portugal tinha 10,379 milhões de habitantes.

Espaço Publicitáriocnseg

Quase um terço dos imigrantes são brasileiros. A maioria dos imigrantes (62%) são homens, sobretudo jovens, quase metade (48,8%) obtiveram nacionalidade portuguesa e 2 em cada 10 viviam anteriormente em outro Estado-membro europeu.

A dimensão das remessas de dinheiro na AL

De acordo com as Nações Unidas, 800 milhões de pessoas em todo o mundo (ou cerca de uma em cada 10) vivem em lares que recebem remessas internacionais. Na América Latina, as remessas cresceram mais rapidamente do que em âmbito global (10% ao ano desde 2014, em comparação com 4% no planeta).

O corredor Estados Unidos–México é o maior canal de remessas do mundo, com um volume de US$ 65 bilhões em 2023. Em El Salvador, 2 em cada 10 famílias que recebem remessas vivem na pobreza. Na Guatemala, pelo menos 1 em cada 3 famílias considera as remessas sua principal fonte de rendimento. Em Honduras, os beneficiários de remessas representam cerca de 50% de todos os agregados familiares. Os dados são de levantamento feito pela Mastercard.

Rápidas

A ACRJ promove, nesta terça-feira, às 14h, o seminário “A Inclusão Social das Comunidades através do Audiovisual”, organizado pelo Comitê do Audiovisual, no âmbito do Conselho de Cultura da Associação Comercial. O evento é gratuito. Inscrições aqui *** Ediane Ribeiro, psicóloga, é a convidada do vídeocast “Sinto Que Lá Vem História”, do LIV, para falar sobre como os responsáveis podem ajudar crianças e adolescentes a lidar melhor com suas emoções. O episódio vai ar nesta terça-feira, nas plataformas de áudio e no Youtube *** Nesta terça-feira, 9h, a PUC-Rio recebe o “Seminário Enercity – Rio: Capital da Transição Energética em Cidades” para debater o desenvolvimento urbano sustentável em municípios da América Latina. Inscrições gratuitas aqui *** 20 estudantes dos 13 mil que frequentam o Ensino Fundamental da rede municipal de Saquarema (RJ) que obtiveram os melhores desempenhos em jogos eletrônicos na plataforma Caixa de Soluções Educacionais (Case) foram premiados sexta-feira (24).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui