Estreia dia 10 de setembro o filme Jardim do Crime

242

Nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, estreia no canal YouTube o filme Jardim do Crime, com roteiro inspirado no conto Crimes de Amor, que faz parte do livro A Alma Encantadora das Ruas, de João do Rio. O premiado ator e diretor Renato Carrera atua no média-metragem interpretando o narrador e quatro personagens. A direção é do também premiado diretor de arte, cenógrafo e publicitário, Daniel de Jesus. Ele estreia na função trazendo mais de dez anos de experiência na área e diversos prêmios como o Profissionais do Ano da TV Globo, entre outros.

Produzido no período de confinamento e filmado apenas com um celular e duas pessoas, o diretor e o ator, em uma casa com quintal no centro do Rio de Janeiro, a obra é um passeio pela mente sombria de cinco assassinos que mataram por “amor”. O trabalho apresenta uma linguagem híbrida entre o cinema, teatro e artes visuais.

No filme, cinco assassinos revelam os detalhes de seus atos, movidos pelas loucuras das paixões, a um misterioso narrador durante sua visita à antiga Casa de Detenção – local que viria a se tornar o antigo presídio Frei Caneca, hoje demolido e transformado em condomínio residencial.

Daniel propõe uma imersão na mente sombria dos criminosos e seus atos destrutivos. São pessoas que mataram seus amores pela loucura que a paixão sopra no mundo, pois, segundo o enigmático narrador (alter-ego do autor) “O assassino por amor é o único delinquente que confessa o crime com riqueza de detalhes e o que mais guarda a narrativa do ato na memória.”

Espaço Publicitáriocnseg

Com referências ao estilo surrealista e linguagem assumidamente teatral (devido à experiência do ator e do diretor no universo do teatro) o filme foi realizado em casa, durante a pandemia, com recursos do auxílio emergencial proporcionado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro que premiou mais de 1.500 artistas com a quantia de R$ 2.500 para cada projeto.

A produção aconteceu durante quatro meses, no período de maio a agosto de 2020, e contou apenas com duas pessoas na equipe e um celular antigo: o estreante diretor – que também se dividiu entre todas as outras funções técnicas como roteiro, edição, som, figurino, luz, edição, montagem, fotos e programação visual, e o ator Renato Carrera, que se desdobrou entre todos os papéis interpretando desde um suicida a um rapaz honesto, um barbeiro, uma mulher e um carismático e curioso narrador.

Projeto realizado devido ao programa de apoio à cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e do Fundo Estadual De Cultura.

SERVIÇO: 10 de setembro de 2020. Local: YouTube – Canal: Jardim do Crime. Duração: 50 min. (Média-metragem). O filme ficará disponível gratuitamente. Caso o público queira contribuir com qualquer quantia para os artistas, ao final da exibição, os dados bancários vão constar no final do filme e nos perfis das redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui