Estudo inédito revela médias reais de preços e descontos do mercado de carros 0 Km

Ferramenta desenvolvida pela Megadealer reúne dados de mais de 430 mil vendas realizadas no primeiro semestre e mostra os primeiros impactos da redução do IPI

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Veículos usados (Foto: divulgação)
Veículos usados (Foto: divulgação)

A Megadealer lançou, neste mês, o PVZ Estudo de Preços de Veículos Zero Km, uma ferramenta inédita no mercado brasileiro de veículos novos que reúne dados e insights valiosos sobre precificação e descontos praticados pelas concessionárias. Somente no primeiro semestre deste ano, foram coletadas informações de mais de 430 mil operações de vendas de veículos, que integram a primeira versão do estudo. Mensalmente, serão analisados indicadores-chave de performance dos preços praticados pelas concessionárias, nos vários segmentos, cores, modelos e, principalmente, os respectivos descontos sobre o preço sugerido pelo fabricante (MSRP).

Fábio Braga, Country Manager da Megadealer, afirma que o diferencial do PVZ não está somente no volume analisado, mas também na metodologia aplicada. “O que tínhamos no mercado, até o momento, eram indicadores baseados apenas em dados coletados principalmente através de pesquisas ou preços de anúncios de veículos novos, o que não revela os reais cenários de um segmento tão complexo e dinâmico. No nosso caso, monitoramos diariamente milhares de notas fiscais, diretamente com concessionárias parceiras, enquanto o nosso sistema de análise automatizada transforma Big Data em inteligência para decisões de negócios”, explica.

Braga destaca a parceria com a Auto Avaliar, plataforma líder no segmento B2B conectada em mais de 4 mil concessionárias, o que viabiliza o acesso ”in loco” aos preços praticados ao consumidor final nos veículos 0km vendidos.

Nos últimos anos, as companhias se notabilizaram como principal fonte de informações sobre preços, giro de estoque e margem de lucro para concessionárias no mercado de carros usados, através do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU).

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Primeiras impressões

A primeira versão do PVZ Estudo de Preços de Veículos Zero Km revelou que as vendas gerais de automóveis zero km no mercado brasileiro, durante o mês de agosto, apresentaram aos consumidores um desconto médio de 7,3% no valor de compra dos veículos, em comparação com os preços sugeridos pelas fabricantes. Os dados mostraram que o ticket médio dos veículos vendidos ficou em R$155.642,00, contra o preço médio de R$167.871,00 sugerido pelas montadoras. Ainda segundo o PVZ, o mercado de carros zero km apresenta, atualmente, um bom giro de estoque de 39 dias, em média.

Ari Kempenich, diretor da Megadealer, avalia que o estudo já dá mostras do impacto da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que entrou em vigor em julho. “A escalada de preços verificada nos carros novos ao longo do primeiro semestre reverteu-se, pelo segundo mês consecutivo, nos preços sugeridos pelos fabricantes e estendeu-se para os preços praticados pelos concessionários ao consumidor final. A redução do imposto promovida pelos programas do governo beneficiou principalmente os segmentos com os menores preços, sendo o segmento A Hatch o que apurou o maior nível de desconto ao consumidor final (11,9%)”, diz.

Os estados da região Sudeste (RJ/MG/ES) são aqueles onde os maiores descontos estão sendo praticados (7,7%), seguidos por São Paulo que, analisado individualmente, apresentou um desconto médio de 7,5%. Nas regiões Norte e Centro-Oeste foi observada a menor taxa, ambas com 6,2%, enquanto o Sul e o Nordeste tiveram boas médias de descontos de 7,3% e 7%, respectivamente.

No recorte por montadoras, as redes de concessionárias que apresentaram maior desconto no preço para os consumidores foram as da Renault (10,7%), Jeep (10,6%) e Peugeot (10%). Já as redes da GWM (0,6%), CAOA Cherry (1,4%) e KIA (2.5%) tiveram os menores índices de redução nos preços.

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