Estímulo

Com o privilégio que embutiu na reedição da MP do Proes, o governo pode acabar favorecendo o surgimento de uma fantástica “caixinha” em estados e municípios. Como a remuneração dos recursos que ficam em bancos sofre variações diárias difíceis de serem controladas, um pequeno desconto na taxa pode ser desviado para a “caixinha” de administradores corruptos.

Abaixo do Equador
Sob pressão, a rede de hipermercados Carrefour adotou na Europa a política de não vender produtos transgênicos. Ao ser informado pelo Secretário de Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, José Hermeto Hoffmann, que no Brasil a multinacional não adota o mesmo procedimento, o líder camponês José Bovè, presidente da Confederação Nacional de Camponeses da França e dirigente da Via Campesina, sugeriu que os brasileiros cobrem do Carrefour uma isonomia no tratamento, “para que os cidadãos não sejam de classe A nos países do norte e classe B, abaixo do Equador”. O secretário disse que, “como estratégia de marketing”, solicitou às lideranças do Greenpeace que tomassem a iniciativa, após reunião com a associação de supermercados. “O que falta na verdade é pressão da parte dos consumidores. Eles têm consciência do problema, mas não têm meios para pressionar os supermercados. Isto seria fundamental”, lamentou.
Habeas
A Justiça Federal concedeu habeas corpus ao ativista francês José Bovè, que invadiu na última sexta-feira uma plantação da multinacional Monsanto, no município gaúcho de Não-Me-Toque. Bové fora notificado segunda-feira pela Polícia Federal para deixar o país em um prazo de 24 horas. Os advogados do sindicalista solicitaram que Bovè saísse do país apenas hoje à noite, data marcada em sua passagem de volta.

Além
O setor de cemitérios parece em franca expansão. Amanhã será lançado o Portal Mundial Vida Perpétua (www.vidaperpetua.com.br), reunindo proprietários de cemitérios do Brasil e do mundo. O encontro será realizado às 12h, no Hotel Transamérica – Sala Comandatuba 1 – SP. Estão confirmados mais de 100 representantes de cemitérios particulares (parques e verticais) do Brasil. Através do convite fica-se sabendo que está localizado no país o cemitério vertical mais alto do mundo (de acordo com o Guiness Book – livro dos recordes), que pertence ao empresário Pepe Altstut, idealizador do portal. Altstut também é proprietário do Pet Memorial, o primeiro crematório de animais domésticos da América Latina, localizado em São Bernardo do Campo.
O portal comercializará serviços relacionados a funerais, como compra e envio de flores, velas, caixões, mas a inovação será mesmo o produto oferecido às famílias. Através dele, serão montadas árvores genealógicas na rede.

Camisa de força
Ao projetar a taxa nominal de 14% para a Selic até o fim do ano, o Banco Central sinaliza que vai insistir em submeter a economia do país à bitola da política monetária contracionista. Na prática, a taxa de 14% representa, caso seja cumprida a meta de inflação de 4% pelo IPCA, que os juros reais fecharão o ano em inaceitáveis 10% ao ano. Ou seja, duas vezes e meia a inflação oficial.

Estabilidade
O liquidante do Banco do Estado do Rio de Janeiro (Banerj) demitiu 14 dirigentes sindicais. O Sindicato dos Bancários fala em arbitrariedades e diz que pelo menos uma já foi reparada judicialmente.

Desigual
A reedição da medida provisória que reestrutura o Proes poderá ser objeto de contestação judicial. Análise de experiente advogado e consultor do mercado de capitais indica a existência de falhas na MP. A permissão dada pela MP apenas para os bancos privados que foram ou ainda são estatais mantenham contas de estados e municípios fere princípio de direito que assegura a iguais tratamento igual. Mesmo sendo favorável à abertura da disputa para todos os bancos privados, o especialista afirma que se antes o erro era maior, a correção não foi boa por criar reserva de mercado. No fundo, de acordo com o consultor, o que o governo quis mesmo foi valorizar os bancos estaduais que ainda não foram desestatizados. O advogado acha muito difícil que a Febraban conteste a MP. Se por um lado a medida cria um tratamento desigual, por outro abre espaço para que, no futuro, os bancos privados possam disputar o filão das verbas oficiais.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPeso
Próximo artigoMarta “fashion”

Artigos Relacionados

Ameaça de demissões expõe crise na Saúde

Piso de menos de 4 SM para enfermagem revela desvalorização.

Qual a parcela de culpa da Ericsson no terrorismo?

Multi sueca é processada por pagar propina no Iraque que teria chegado ao Estado Islâmico.

BC eleva juros, mas inflação segue disseminada

Remédio errado a partir de diagnóstico equivocado.

Últimas Notícias

Vendas financiadas de veículos leves e pesados crescem pouco

Em relação a julho de 2021, no entanto, queda é de 18,8%

Índices influenciaram o mercado nesta semana

Ibovespa encerrou nesta sexta-feira com alta de 2,33%

Petrobras informa sobre venda de direitos minerários de potássio

A Petrobras informa que iniciou a etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de seus direitos minerários para pesquisa e lavra de...

China aposta no controle da inflação este ano

BPC: condições favoráveis para manter os preços geralmente estáveis

Medidas de estímulo aos campos de petróleo e gás na área do pós-sal

Esses campos vêm apresentando declínio constante