Eu vim aqui para confundir

137

Donald Trump tenta retomar as instituições do seu país das mãos da classe dominante e colocá-las a serviço do seu povo. Portanto, ele comunica mudando de ideia como quem muda de camisa, semeando assim a perturbação e a confusão. Ele entretém os seus opositores com as suas gesticulações desordenadas enquanto conduz pacientemente a sua política fora da sua vista.” A opinião é do sempre polêmico Thierry Meyssan, da Rede Voltaire. Para ele – que escreve garantindo que não vai tomar partido neste conflito – o presidente dos Estados Unidos deu a impressão de ser um mata-mouros colocando em perigo a paz mundial com as suas declarações irrefletidas. Mas, por trás destas intervenções avulsas, Donald Trump persiste discretamente na sua política estrangeira, apesar da oposição quase unânime do Congresso. Ou seja, usa um “artifício de comunicação” para distrair e seguir com seus objetivos. Enquanto isso, tenta colocar seus aliados – Steve Bannon à frente – no controle do Partido Republicano, “o que lhe permitiria colocar em marcha, mais rapidamente ainda, a sua política anti-imperialista”.

Meyssan afirma que Trump foi acusado de ser muito favorável à Coreia do Norte, ao Irã, à Rússia e à Venezuela. Pressionado, lançou ataques – verbais – contra os quatro países. “No entanto, na prática, nada mudou. Nada face à Coreia do Norte. Nada face à Venezuela. Nada face à Rússia. E, nada ainda mais contra o Irã. Pelo contrário, a política de Trump contra a criação de Estados jihadistas prossegue tanto quanto possível. Os países do Golfo deixaram de apoiar o Daesh (Estado Islâmico), que foi vencido em Mossul e em Raqqa. O jihadismo está em vias de descer para o nível abaixo ao de Estado. Tudo se passa como se o presidente estivesse simplesmente representando uma comédia e ganhando tempo.”

Assim, o presidente prossegue com declarações extravagantes para agradar ao Congresso, ao mesmo tempo em que arma Bannon para se livrar dos dirigentes do Partido Republicano. Conclui Meyssan: “Resta muito caminho a percorrer para voltar a fazer do Império decadente uma República.”

 

Espaço Publicitáriocnseg

Cidades inteligentes

O chefe de Tecnologia da Cidade de Palo Alto, localizada no Silicon Valley, Jonathan Reichental, fará a palestra principal do Smart Cities Brazil 2017, promovido pelo Centro da Construção junto com a ACRJ. O secretário Nacional de Desenvolvimento Urbano do Ministério das Cidades, Luiz Paulo Velloso Lucas, apresentará a Modelagem das Parcerias Público-Privadas para dar segurança jurídica e permitir o crescimento planejado das cidades. Já o secretário Nacional de Telecomunicações, André Muller Borges, apresentará o programa de investimentos em smart grids. Será nestas quinta e sexta. Inscrição pelo e-mail [email protected]

 

Petróleo é nosso

O Crea-RJ fará nesta quarta-feira – antevéspera de leilão de campos do pré-sal que promete ser desastroso para o país – um debate com três especialistas em petróleo. Serão três palestras sob o título “Resgate da Petrobras para os brasileiros”. Os palestrantes serão o geólogo Guilherme Estrella, ex-diretor da estatal; o engenheiro Cesar Prata, diretor da Abimaq; e o engenheiro Fernando Siqueira, vice-presidente da Aepet.

O evento, gratuito e aberto ao público, começará às 17h30 no auditório do Crea, rua Buenos Aires, 40/5º andar.

 

Vida

A morte da turista espanhola deveria levar os críticos que classificam defensores dos direitos humanos de “barbudinhos que apoiam criminosos” a rever sua posição. Defende-se a vida, de cidadãos e de policiais – nesta terça-feira, foi assassinado o 109º PM no ano. A polícia do Rio tem que deixar de ser aquela que mata e morre.

 

Rápidas

O cenário da tuberculose e seus desafios atuais” é tema de uma das mesas da 23ª Semana Científica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), nesta quarta-feira, das 9h às 10h30 *** O grupo Feito D’Art comanda show no final da tarde no Caxias Shopping (RJ) nesta sexta-feira, com sambas clássicos *** A gincana digital promovida pela Bibliomundi e a Libre é uma das atrações da Primavera Literária Rio 2017, desta quinta-feira a domingo, na Casa França-Brasil *** No próximo sábado, às 15h, o Shopping Grande Rio promove a tradicional Missa de Ação de Graças em homenagem ao Dia de São Judas Tadeu *** A FGV-SP realizará nesta quinta, a partir das 14h30, palestra com o subsecretário da Receita da Prefeitura de São Paulo, Pedro Ivo Gândra, sobre as mudanças do ISS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui