‘Eu voltei americanizada…’

1862
Carmen Miranda (foto reprodução)
Carmen Miranda (foto reprodução)

Nem a idolatrada Carmen Miranda conseguiu superar as críticas ferinas na sua volta ao Brasil. Concluiu assim o choro dos compositores Luiz Peixoto (Niterói /RJ, 2/2/1889; Rio de Janeiro RJ/14/11/1973) e Vicente Paiva (18/4/1908;18/4/1964):

“Me disseram que eu voltei americanizada

/Com o burro do dinheiro,/ que estou muito rica/

Que não suporto mais o breque do pandeiro/

Espaço Publicitáriocnseg

E fico arrepiada ouvindo uma cuíca./

Disseram que com as mãos estou preocupada/E corre por aí que eu sei certo zum zum

Que já não tenho molho, ritmo, nem nada/E dos balangandans / já nem existe mais nenhum./

Mas pra cima de mim pra quê tanto veneno?/ E eu posso lá ficar americanizada? / Eu que nasci com o samba e vivo no sereno

Topando a noite inteira a velha batucada?

Nas rodas de malandro, / minhas preferidas /

Eu digo é mesmo eu te amo, / e nunca I love you /

Enquanto houver Brasil / na hora das comidas /

Eu sou do camarão ensopadinho com chuchu’ /

 

O que o presidente Lula (não) foi fazer nos EUA?

No que poderia ser o dizer do próprio, Lula não foi aos EUA para apresentar ao presidente Biden nenhuma conta para investir no fundo da Amazônia de investimentos ambientais, embora não tenha em nenhum momento liberado 0800 para os irmãos do Norte. O Brasil é energia limpa, é Floresta Amazônica e outros biomas de pé.

Não foi se alistar para entrar na guerra entre Ucrânia e Rússia (recusou a venda de munição para repasse da Polônia à Ucrânia, pois isto consistiria tomar partido), mas o presidente Lula quer chegar neutro na frente de Putin para dizer: “Putin, vamos parar com esta palhaçada”.

Não foi apresentar candidatura própria ao esquema de governança global cuja implantação considera necessária para cuidar de um bem indivisível, como no caso do aquecimento planetário (aplaudo!). Até mesmo por que não precisaria nem apresentar candidatura…

Foi aos EUA para prestigiar a democracia com o fortalecimento de laços entre nações democráticas, ante o avanço de forças da direita reacionária. Brasil e EUA tiveram, recentemente, instituições de defesa da democracia, como o Congresso, injuriados por inimigos do jogo democrático, em curto intervalo de tempo.

Ou seja, Lula deve ter ido aos EUA para confirmar a sua intenção de doutoramento em Ciência Política, em alguma Universidade norte-americana de primeira linha.

 

Conceitos e medidas

Verão é estação de temporais em algumas regiões do Brasil, como Região Sudeste. O litoral norte do Estado de São Paulo foi devastado por uma tromba d’água, dessas inimagináveis, até acontecer.

O acesso que as equipes de mídia encontraram foi a de falar que choveu tantas vezes mais do que “era esperado” e em menos tempo,

Assim, fica menos desconfortável para todos (todos mesmo, governos, população, eleitores etc.) que a quebra unilateral, de uma de um contrato (com São Pedro?) para dissimular irresponsabilidades na urbanização, no habitar, no trafegar, na disposição do lixo e de resíduos etc.

Só não falam que o “máximo esperado de chuva” trata-se de uma média apurada dos dados pretéritos de precipitações já ocorridas. E que as médias sofrem a influência dos extremos. Ou seja, já passou da hora de se utilizar desta figura de retórica enganadora, que permite aos (i)rresponsáveis esconderem-se atrás do argumento. O que deveria ser revelado é que a legislação urbanística deixou de ser aplicada ou, por meia dúzia de votos, o administrador galinhou e deixou de fazer suas tarefas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui