30.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

‘Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou…’

Dunga saiu da seleção brasileira, Tite (mais um gaúcho, esbraveja o campeão Paulo Cézar Caju) assumiu, mas nada indica que o futebol pentacampeão do mundo vai trilhar um rumo que o tire da decadência, cujo marco simbólico foi a surra de 7×1 em plena Copa disputada em casa. O comando continua o mesmo, com um ex-presidente da CBF preso em Nova York e o atual recluso no Brasil para não arriscar ter o mesmo destino; dirigentes de clubes seguem reclamando, mas se rendendo aos presidentes de federações e aos caprichos da Rede Globo, mesmo quando têm uma alternativa viável; empresários, cada vez mais ricos, mandam nos clubes, cada vez mais pobres, fato que se agravou com a Lei Pelé, aquela que destruiu o passado sem construir o futuro; um jogo da primeira divisão do campeonato brasileiro, envolvendo um bicampeão, tem menos de mil testemunhas.

Dunga saiu, mas o futebol pátrio está cada vez menor. Tite pode melhorar o jogo da seleção, mas não tem vocação para príncipe encantado. É possível ver um final feliz?

Bisturis recolhidos

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), não realizará nenhuma cirurgia nesta segunda-feira, devido à paralisação geral das atividades da Universidade. É consequência da crise financeira pela qual passa o estado e do descumprimento, por parte do governo, da decisão judicial que determinou o repasse dos recursos necessários para que o Pedro Ernesto pudesse funcionar de forma adequada.

Sem verniz

Crítico dos governos Lula e Dilma – algumas vezes, até com a emoção de ex-petista suplantando a razão – o professor de Economia da UFRJ Reinaldo Gonçalves também não poupa o governo interino. Em entrevista à IHU On-Line, disse não ver grandes chances de a taxa de juros começar a cair nos próximos meses. “Dificilmente. Há o cenário de aumento da taxa de juro norte-americana. Há, também, a resiliência da queda da inflação. Ademais, não se esqueçam de que os despachantes dos bancos ocupam cargos-chave na área econômica. A queda do lucro das atividades reais deve ser compensada pelos lucros financeiros para que os ricos fiquem tranquilos em uma conjuntura de recessão profunda.”

O pacote econômico anunciado pelo presidente em exercício, Michel Temer, indica – “na essência” – que se trata de uma continuidade do Modelo Liberal Periférico (MLP), que vinha sendo adotado nos governos anteriores. A diferença é que “nos governos Lula e Dilma o MLP aparecia disfarçado de um social-liberalismo frágil, enquanto no Governo Temer o MLP arreganha sua cara conservadora e liberal”, afirma Reinaldo. “Temer está aproveitando o calamitoso passivo fiscal criado pelos governos do PT para justificar o aprofundamento do MLP”, analisa o professor.

Zap

Se pudessem ter apenas um aplicativo instalado em seus aparelhos, 48% dos brasileiros disseram que seria o WhatsApp. A pesquisa foi realizada pelo Opinion Box (www.opinionbox.com) com quase 2 mil internautas. O Facebook vem em segundo, citado por 9,6% dos entrevistados. “A principal novidade no ranking dos dez apps favoritos dos brasileiros foi a entrada do Snapchat na décima posição, citado por 0,8% dos entrevistados; na faixa etária entre 18 e 29 anos, o aplicativo aparece na sexta posição”, conta Felipe Schepers, COO do Opinion Box.

Todos juntos

Tratar os resíduos de forma correta e individual só é viável financeiramente para municípios com mais de 300 mil habitantes, que compõem hoje apenas 20% do total de cidades brasileiras. “Por isso, estados e União devem induzir, via incentivos, a adesão dos municípios em programas regionais de gestão de resíduos”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Carlos Fernandes, em debate na Fiesp.

De acordo com estudos da entidade, um aterro que recebe até 300 toneladas de resíduos ao dia torna a operação praticamente inviável do ponto de vista econômico, já que o custo seria proibitivo.

Rápidas

Cerca de 50% dos casos de câncer de mama diagnosticados na rede pública de saúde brasileira já está em estágio avançado, e 30% evolui para o estágio metastático da doença, quando o tumor atinge outros órgãos do corpo. Nesta segunda, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e a União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam) realizam o Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares, na Alesp *** Marcelo Siqueira e a Editora Pandorga lançam dia 28 o livro Nas Fronteiras de Alice. Será na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul, a partir das 19h *** “Macros e VBA para Automatização de Tarefas” é o curso que o Ibef-Rio realiza dia 24, das 9h30 às 17h30. Informações: (21) 2217-5566 *** De segunda a quinta, a Eletronuclear participará do simpósio anual da Seção Latino Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS). O evento acontecerá no auditório de Furnas (R. Real Grandeza, 219, Botafogo – RJ).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.