‘Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou…’

Dunga saiu da seleção brasileira, Tite (mais um gaúcho, esbraveja o campeão Paulo Cézar Caju) assumiu, mas nada indica que o futebol pentacampeão do mundo vai trilhar um rumo que o tire da decadência, cujo marco simbólico foi a surra de 7×1 em plena Copa disputada em casa. O comando continua o mesmo, com um ex-presidente da CBF preso em Nova York e o atual recluso no Brasil para não arriscar ter o mesmo destino; dirigentes de clubes seguem reclamando, mas se rendendo aos presidentes de federações e aos caprichos da Rede Globo, mesmo quando têm uma alternativa viável; empresários, cada vez mais ricos, mandam nos clubes, cada vez mais pobres, fato que se agravou com a Lei Pelé, aquela que destruiu o passado sem construir o futuro; um jogo da primeira divisão do campeonato brasileiro, envolvendo um bicampeão, tem menos de mil testemunhas.

Dunga saiu, mas o futebol pátrio está cada vez menor. Tite pode melhorar o jogo da seleção, mas não tem vocação para príncipe encantado. É possível ver um final feliz?

Bisturis recolhidos

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), não realizará nenhuma cirurgia nesta segunda-feira, devido à paralisação geral das atividades da Universidade. É consequência da crise financeira pela qual passa o estado e do descumprimento, por parte do governo, da decisão judicial que determinou o repasse dos recursos necessários para que o Pedro Ernesto pudesse funcionar de forma adequada.

Sem verniz

Crítico dos governos Lula e Dilma – algumas vezes, até com a emoção de ex-petista suplantando a razão – o professor de Economia da UFRJ Reinaldo Gonçalves também não poupa o governo interino. Em entrevista à IHU On-Line, disse não ver grandes chances de a taxa de juros começar a cair nos próximos meses. “Dificilmente. Há o cenário de aumento da taxa de juro norte-americana. Há, também, a resiliência da queda da inflação. Ademais, não se esqueçam de que os despachantes dos bancos ocupam cargos-chave na área econômica. A queda do lucro das atividades reais deve ser compensada pelos lucros financeiros para que os ricos fiquem tranquilos em uma conjuntura de recessão profunda.”

O pacote econômico anunciado pelo presidente em exercício, Michel Temer, indica – “na essência” – que se trata de uma continuidade do Modelo Liberal Periférico (MLP), que vinha sendo adotado nos governos anteriores. A diferença é que “nos governos Lula e Dilma o MLP aparecia disfarçado de um social-liberalismo frágil, enquanto no Governo Temer o MLP arreganha sua cara conservadora e liberal”, afirma Reinaldo. “Temer está aproveitando o calamitoso passivo fiscal criado pelos governos do PT para justificar o aprofundamento do MLP”, analisa o professor.

Zap

Se pudessem ter apenas um aplicativo instalado em seus aparelhos, 48% dos brasileiros disseram que seria o WhatsApp. A pesquisa foi realizada pelo Opinion Box (www.opinionbox.com) com quase 2 mil internautas. O Facebook vem em segundo, citado por 9,6% dos entrevistados. “A principal novidade no ranking dos dez apps favoritos dos brasileiros foi a entrada do Snapchat na décima posição, citado por 0,8% dos entrevistados; na faixa etária entre 18 e 29 anos, o aplicativo aparece na sexta posição”, conta Felipe Schepers, COO do Opinion Box.

Todos juntos

Tratar os resíduos de forma correta e individual só é viável financeiramente para municípios com mais de 300 mil habitantes, que compõem hoje apenas 20% do total de cidades brasileiras. “Por isso, estados e União devem induzir, via incentivos, a adesão dos municípios em programas regionais de gestão de resíduos”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), Carlos Fernandes, em debate na Fiesp.

De acordo com estudos da entidade, um aterro que recebe até 300 toneladas de resíduos ao dia torna a operação praticamente inviável do ponto de vista econômico, já que o custo seria proibitivo.

Rápidas

Cerca de 50% dos casos de câncer de mama diagnosticados na rede pública de saúde brasileira já está em estágio avançado, e 30% evolui para o estágio metastático da doença, quando o tumor atinge outros órgãos do corpo. Nesta segunda, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e a União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama (Unaccam) realizam o Ciclo de Debates sobre Câncer de Mama para Parlamentares, na Alesp *** Marcelo Siqueira e a Editora Pandorga lançam dia 28 o livro Nas Fronteiras de Alice. Será na Livraria Saraiva do Shopping Rio Sul, a partir das 19h *** “Macros e VBA para Automatização de Tarefas” é o curso que o Ibef-Rio realiza dia 24, das 9h30 às 17h30. Informações: (21) 2217-5566 *** De segunda a quinta, a Eletronuclear participará do simpósio anual da Seção Latino Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS). O evento acontecerá no auditório de Furnas (R. Real Grandeza, 219, Botafogo – RJ).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

TCU confirma que União paga R$ 3,8 bi de juros e amortização por dia

Mais de ¼ dos títulos da dívida pública vencem em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Objetos do Coração ajuda o Pró Criança Cardíaca

E-commerce que vende objetos para casa e decoração exclusivamente em formato ou com estampa de coração vai doar 10% da venda de produtos selecionados...

Empresa Fácil oferece estudo de viabilidade a novos empreendedores  

Sistema permite a emissão do Alvará Provisório em 24h.

Fatores comportamentais podem influenciar nos acidentes de trabalho

Psicóloga e uma assistente social e também técnica de segurança do trabalho criaram o jogo Conversa Segura.

Reclamações sobre serviços de telecom caem 28,4% em maio

O número de reclamações de usuários dos serviços de telecomunicações caiu 28,4% em maio de 2021 na comparação com maio do ano passado, segundo...

EMS explica faturamento com o ‘kit Covid’

farmacêutica brasileira EMS informou à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia que faturou R$ 142 milhões com medicamentos do kit Covid-19 em 2020,...