EUA afrouxam regras e atiçam especuladores

A partir de 1º de outubro, entra em vigor nos Estados Unidos uma norma que modifica a proibição da Regra Volcker para entidades bancárias que investem ou patrocinam fundos de hedge ou fundos de private equity. A alteração, determinada por cinco agências reguladoras federais, dá um passo na desregulação e aumenta risco da especulação, em um momento em que, como mostrou o FMI, o mercado financeiro se descola fortemente da economia real nos tempos de Covid-19.

A Regra Volcker proíbe as entidades bancárias de se envolverem em negociações proprietárias e de adquirir ou manter participações societárias, patrocinar ou ter certos relacionamentos com um fundo de hedge ou fundo de private equity.

Paul Volcker (falecido em dezembro do ano passado) foi conselheiro do presidente Barack Obama e presidente do Federal Reserve (Fed, o BC norte-americano). As regras adotadas em sua gestão, na esteira da crise financeira de 2007–2008, aplicavam determinações da Lei Dodd-Frank, de 2010. Basicamente, resgatavam aspectos da antiga Lei Glass-Steagal, que vigorou até 1999, e que limitava a ação especulativa dos bancos.

Eduardo Guimarães, especialista em ações da Levante, lembra que foi o então presidente Bill Clinton que alterou a Lei Glass-Steagal. As desregulamentações, que eliminaram a segregação entre atividades realizadas por bancos de investimento e bancos comerciais, são encaradas como uma das bases que levaram à crise de 2007–2008.

Nesse sentido, o especialista da Levante vê com preocupação as alterações a partir de 1º de outubro. Se, num primeiro momento, devem movimentar o mercado financeiro, abrem espaço para contratar futuras dores de cabeça. As mudanças na regra simplificam a parte dos fundos; abordam o tratamento extraterritorial de certos fundos estrangeiros; e permitem que as entidades bancárias ofereçam serviços financeiros e se envolvam em outras atividades que não suscitem preocupações que a Regra Volcker pretendia abordar.

Eduardo Guimarães chama a atenção que os fundos passivos estão com rendimento superior aos fundos ativos – aqueles com gestão feita por profissionais. Ele lembra da aposta feita pelo megainvestidor Warren Buffett, em 2007, de que em 10 anos o índice S&P 500 – das principais empresas com ações na Bolsa de Nova York – teria rendimento superior às carteiras com gestão ativa. Em 2017, ganhou US$ 2 milhões do único profissional que aceitou a aposta. O dinheiro foi doado para uma ONG da cidade natal de Buffett.

 

Aliado de Trump

O governador da Flórida, o republicano Ron DeSantis, demitiu a coordenadora das estatísticas sobre Covid no estado norte-americano por ela se recusar a mutretar os números. Agora, a ex-funcionária – que montou um site com dados próprios – diz que o surto de casos esta semana, mais de 8 mil, diante de já elevados 5 mil nas semanas anteriores, é manipulação.

Foram antecipados números para que, na semana que vem, quando se comemora o Dia da Independência dos EUA, 4 de julho, a quantidade de casos caia drasticamente, e o governador possa posar de “vencedor da guerra contra a Covid”.

 

Meio ambiente agradece

Desde que a lei que restringe a distribuição de sacolas plásticas passou a vigorar no Rio de Janeiro, em junho de 2019, houve redução de 50% no uso. São 2 bilhões a menos de sacolas plásticas no meio ambiente, segundo a Associação de Supermercados (Asserj).

 

Sem ficar paralisada

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) deve adotar atividade não-presencial na graduação. Estão sendo elaborados editais para dar aos alunos acesso aos meios digitais. A UFSCar se junta a USP, Unicamp, UFF e outras que adotaram aulas remotas. Bem-vindos ao século 21.

 

Rápidas

Nesta segunda-feira, às 19h30, o grupo de ativistas sociais A Liga fará um debate sobre o tema “Saúde da Cidade”, com Lígia Bahia, professora da UFRJ, Everton Ferreira, médico de família e comunidade, e Chico Dangelo, médico e deputado federal (PDT-RJ). O encontro poderá ser assistido no Facebook @aligario2020 *** A fintech Target Meio de Pagamentos lançou a primeira conta digital para caminhoneiros autônomos e agora passou a atender motoristas cadastrados no MEI *** A Rede Silvestre de Saúde ultrapassou 350 testes rápidos para diagnóstico de Covid-19.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

G20 analisa aumentar taxação de corporações, mas…

Proposta tem que ser vantajosa para todos, não só para as sedes das multinacionais.

Botes salva-vidas para a classe A

No mundo de negócios, é tudo uma questão de preço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços ao consumidor de março avançaram mais que esperado

Veículos novos registraram o segundo mês consecutivo sem variação, enquanto os usados apresentaram variação positiva.

Castello Branco diz adeus à Petrobras

Assembleia de acionistas da estatal aprovou a destituição.

Alerj pede ao STF suspensão do pagamento de dívida na pandemia

Alerj estima que desde março de 2020, quando se iniciou a pandemia, o Estado do Rio já quitou R$ 1 bilhão em juros da dívida com a União.

Governo Bolsonaro tumultua e população vive drama para receber auxílio

Consórcio do Nordeste, formado por todos os governadores da região, defende que governo descentralize pagamento do benefício.

Indústria do cimento cresce 19% no 1º tri

Mau desempenho no primeiro trimestre de 2020, em razão das fortes chuvas e do início da pandemia, frente ao mesmo período de 2021, refletiram na alta do setor.