Os Estados Unidos não terão energia suficiente para passar pela onda de calor do verão, deixando famílias em risco de quedas de energia generalizadas, principalmente na região que se estende de Minnesota a Louisiana, que desfruta de eletricidade estável há décadas, disse o jornal The Washington Post nesta terça-feira.
“Isso é uma desgraça nacional. O acesso a energia barata e abundante é uma marca registrada de uma sociedade livre”, disse o artigo de autoria de Marc A. Thiessen, colunista do Post sobre política externa e doméstica. O governo de Joe Biden “quase certamente culpará as mudanças climáticas pelos apagões”, observou.
Um dos “principais motivos” para a escassez que está por vir é o fechamento precoce de usinas de combustíveis fósseis, particularmente carvão, que são necessárias para atender à crescente demanda de eletricidade no verão, citando a guerra contra os combustíveis fósseis travada pelo Governo Federal dos EUA.
“Algumas das usinas de carvão que os reguladores assumiram que continuariam funcionando por mais um ano ou dois estão ficando offline” porque “os operadores das usinas estão optando por fechar em vez de investir em atualizações para usinas de carvão”, disse.
“Quando você anuncia que pretende eliminar uma indústria, as pessoas não investem nela. E quando você tenta acabar com os combustíveis fósseis antes que exista uma infraestrutura de energia renovável para substituí-la, o resultado é escassez e apagões”, afirmou Thiessen.
Leia também: