EUA: ISM Industrial de abril teve leitura abaixo do esperado

Bottom line – O índice ISM Industrial de abril teve leitura abaixo do esperado, registrando nível de 60,7 no mês (expectativa: 65).

 

Comentários – A composição do índice permanece positiva, mas registrou variação para baixo em itens relevantes como production, new orders e employment. Por outro lado, a parte de preços mostrou avanço e registra novamente o maior patamar desde 2008.

Os comentários do questionário mostram aumento do impacto da quebra na cadeia produtiva de semicondutores, levando a redução da oferta. A demanda é descrita como positiva e há expectativa de que siga neste sentido em direção ao terceiro trimestre. Nota-se nas respostas ao questionário também aumento da preocupação com nível de preços e atingimento de capacidade instalada.

Em suma, o relatório ISM tem valência mista. Por um lado, reforça que a demanda segue aquecida, mas destaca-se que há maiores problemas pelo lado da oferta. Na medida em que este dado apresenta uma quebra em uma sequência de três meses de ascensão do índice, a reação do mercado parece validar a tese do Fed de que o segundo trimestre será volátil, o que sugere postergação da discussão de tapering (mantemos a posição de uma longa discussão no segundo semestre). Obviamente vale a máxima: “one data point does not make a trend”.

.

Felipe Sichel

Estrategista-chefe do Banco Digital Modalmais

Artigos Relacionados

Volume de vendas do varejo restrito regrediu em março

'Recuo foi acima do esperado por nós (-3,4%) e pelo mercado (-5,1%)', diz Felipe Sichel.

Com medidas restritivas, produção industrial foi fraca no mês passado

Para os próximos meses, esperamos alguma recuperação com o auxílio emergencial e melhora gradativa das condições do mercado de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Estado do Rio registra 68,8 mil novos MEIs

Alimentação fora do lar foi o segmento com mais abertura de empresas, com 10,4 mil novos microempreendedores.

Volume de vendas do varejo restrito regrediu em março

'Recuo foi acima do esperado por nós (-3,4%) e pelo mercado (-5,1%)', diz Felipe Sichel.

Quase 80% não trabalham totalmente remoto na pandemia

Segundo levantamento sobre adaptação ao modelo de teletrabalho, 49,7% dos entrevistados estiveram na empresa semanalmente.

Tunísia pretende exportar 80 mil toneladas de frutas

País produz pêssegos, nectarinas, damasco, ameixa e estima aumento de 7% na safra de frutas em 2021; grandes importadores são Líbia, França e Itália.

Rio acaba com toque de recolher

Novas medidas têm validade até o dia 20 de maio; medidas podem ser revistas.