Nos EUA, o número de trabalhadores que entraram com novos pedidos de seguro-desemprego aumentou na semana passada: os pedidos iniciais aumentaram em 3 mil, para 221 mil em dado com ajuste sazonal, na semana encerrada no último dia 2, informou o Departamento do Trabalho (DoJ) nesta quinta-feira.
Segundo o Infomoney, citando a Reuters, “o crescimento do emprego desacelerou acentuadamente no mês passado, com a criação de apenas 12 mil vagas de emprego fora do setor agrícola, o menor número desde dezembro de 2020.”
Para Jefferson Laatus, chefe-estrategista do grupo Laatus, “a força do mercado de trabalho nos EUA pode levar o Fed a manter juros, fortalecendo o dólar e impactando o câmbio no Brasil, o que favorece as exportações, mas pressiona os custos de importação”.
Já para Alex Andrade, CEO da Swiss Capital Invest, “o número de pedidos iniciais abaixo das expectativas mostra um mercado de trabalho que continua forte, mesmo com a desaceleração econômica gradual nos EUA. Esse cenário pode sinalizar que o Fed ainda não está pronto para pausar sua política monetária restritiva, o que fortalece o dólar e pressiona moedas emergentes como o real para o Brasil, isso significa uma maior dificuldade em atrair investimentos”.
E para Felipe Vasconcellos, sócio da Equus Capital, “o resultado dos pedidos de seguro-desemprego mostra uma economia que desacelera, mas de forma muito gradual, o que é bem visto pelo Federal Reserve, pois evita um retorno brusco no mercado de trabalho. Para o Brasil, isso significa que o ciclo de juros nos EUA continuará impactando o mercado doméstico. A taxa de câmbio, em particular, deve permanecer pressionada, o que é um desafio para o controle da inflação.”
Com informações do Infomoney, citando a Reuters
Leia também:
-
BC define regras para operações com criptomoedas
Por Gilmara Santos, especial para o Monitor O Banco Central do Brasil publicou nesta segunda-feira (10) as Resoluções 519 e 520, que definem novas regras para o funcionamento e a autorização de quatro tipos de instituições financeiras: corretoras de câmbio, corretoras de valores, distribuidoras de títulos e prestadoras de serviços de ativos virtuais — estas […]
-
Petrobras e a Amazônica Energy venderão gás natural
A Petrobras e a Amazônica Energy firmaram o primeiro contrato de venda de gás natural proveniente do Polo Urucu para comercialização de gás natural liquefeito (GNL) em pequena escala. Segundo a Petrobras, o acordo inaugura uma nova etapa na monetização das reservas da Bacia Sedimentar do Solimões e marca um avanço para o mercado de […]
-
BC ajusta regulamentação de arranjos de pagamento
O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou que fará diversos aperfeiçoamentos na regulação que trata dos arranjos de pagamentos. O BC publicou nesta segunda-feira a Resolução BCB nº 522, que altera a anterior (nº 150, de 2021). Os regulamentos vigentes dos arranjos continuam válidos até a autorização das alterações de adequação dos novos regulamentos. As […]
-
Justiça do Rio decreta falência da Oi
Investimento acionário virou prejuízo; falência leva juíza a bloquear caixa restrito da V.tal, controlada pelo BTG Pactual e parceira da Oi.
-
Banco Central regulamenta mercado de criptoativos e cria regras
Banco Central regulamenta mercado de criptoativos, cria SPSAVs e define regras para câmbio e prevenção à lavagem de dinheiro.
-
Mercado mantém estáveis projeções para inflação e PIB
Boletim Focus mostra estabilidade nas projeções do mercado para inflação e PIB em 2025. Juros seguem em 15% ao ano e devem permanecer altos





















