EUA: PMI de serviços deflaciona em abril

Confiança das empresas enfraqueceu para níveis não vistos em dois anos e meio e a criação de empregos foi mínima

114
Emprego nos EUA; cartaz de
Emprego nos EUA (foto de Ting Shen, Xinhua)

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) de serviços dos EUA caiu em abril para 50,8, de 54,4, o menor aumento desde novembro de 2023, revelou a S&P Global.

Os serviços avançaram com menos ímpeto, já que a demanda desacelerou devido à incerteza causada pelas políticas do governo Trump, especialmente em relação ao comércio. A confiança das empresas enfraqueceu para níveis não vistos em dois anos e meio e a criação de empregos foi mínima.

Ao mesmo tempo, as empresas informaram que as tarifas estavam provando ser um “fator-chave” no aumento de suas despesas operacionais. Como resultado, os fornecedores repassaram seus aumentos de custos para os preços de venda, elevando a inflação para os níveis de janeiro.

“Os provedores de serviços para empresas e consumidores, e especialmente as empresas de serviços financeiros, relatam uma perspectiva de crescimento notavelmente mais fraca devido aos recentes anúncios de tarifas e cortes de gastos federais”, explicou Chris Williamson, economista-chefe da S&P Market Intelligence.

Espaço Publicitáriocnseg

“Um dos principais pontos fracos são as exportações de serviços, que estão caindo em um ritmo sem precedentes desde 2022, mas a demanda doméstica também está enfraquecendo à medida que a confiança diminui”, acrescentou o analista, que alerta para o risco de “estagflação” para o setor.

Europa Press

Leia também:

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui