A U.S. Small Business Administration, autarquia que cuida das pequenas empresas nos Estados Unidos, em consulta com o Departamento do Tesouro, anunciou que o Programa de Proteção ao Contracheque (PPP) será reaberto em 11 de janeiro para novos mutuários e alguns já existentes.
O programa é similar ao BEm no Brasil, financiando os salários dos empregados das pequenas empresas. Porém, nos EUA o valor não precisará ser pago, sob determinadas condições, como manter os postos de trabalho e não reduzir salários.
Para ter acesso ao capital, inicialmente apenas as instituições financeiras comunitárias poderão fazer empréstimos PPP nesta segunda-feira (11). O PPP será aberto a todos os credores participantes logo em seguida.
Esta rodada de PPP continua a priorizar milhões de americanos empregados por pequenas empresas, autorizando até US$ 284 bilhões para a retenção de empregos e certas outras despesas até 31 de março de 2021 e permitindo que certos mutuários de PPP existentes se inscrevam para um segundo sorteio de empréstimo de PPP, segunda a SBA.