EUA sem novo pacote a oito dias das eleições

177

O que pode impactar o mercado hoje – O Ibovespa fechou em queda na última sexta-feira, interrompendo uma sequência de quatro altas, mas não apagou os ganhos de 3% na semana.

Nessa manhã, mercados globais abrem a semana em queda. Novas medidas restritivas na Europa (-0,6%) ameaçam a recuperação econômica, ao passo que a indecisão acerca da aprovação de um novo pacote de estímulos nos EUA (-1%) pesa nos papéis. Enquanto isso, na China (-0,6%), o Partido Comunista inicia assembleia que definirá metas para o desenvolvimento de longo prazo.

Nos EUA, a presidente da Câmara e o secretário do Tesouro trocaram acusações no fim de semana sobre quem estaria dificultando um entendimento para um novo pacote fiscal. Nancy Pelosi disse ainda que ainda há discordância sobre linguagem do trecho da proposta sobre recursos para testes de Covid-19, mas, na hipótese que a Casa Branca entregasse uma proposta final palatável, poderia ser aprovada na Câmara ainda nesta semana. No entanto, indicou que o panorama no Senado é mais complexo. A oito dias da eleição, é praticamente certo que o projeto não deve ser aprovado nas duas Casas antes de os eleitores irem às urnas. Ainda no Congresso americano, senadores republicanos devem confirmar Amy Coney Barret a vaga na Suprema Corte nesta segunda-feira, apesar de oposição democrata. 

No Brasil, reportagem do jornal "Folha de São Paulo" diz que o Senado pensa em usar receita da legalização de jogos para o financiamento do Renda Cidadã. Embora a medida traga efeitos fiscais benéficos, com receitas estimadas em até R$ 50 bi ao ano, ela não afeta a questão do cumprimento do Teto de Gastos. Ainda na Folha, o Banco Central conta com poupança de famílias de média e alta renda para a retomada da economia em 2021. E segundo pesquisa do Ibre diz que 60% das famílias brasileiras decidiram postergar suas compras em meio à pandemia.

Espaço Publicitáriocnseg

Na agenda econômica, destaque para a decisão do Copom na quarta-feira e dados de mercado de trabalho na quinta (Caged) e na sexta (PNAD).

Enquanto isso, na política, os jornais do fim de semana e desta segunda seguem dando destaque à cobertura das campanhas para prefeituras, com a proximidades das eleições municipais.  Em Brasília, o destaque do fim de semana foi o esforço de Bolsonaro para tentar amenizar a briga entre os ministros Ricardo Salles e General Luiz Eduardo Ramos, defendido pelos partidos de centro como figura importante para a articulação política do governo.

Ainda na política doméstica, outros destaques ficam para o deputado Tiago Mitraud (Novo-MG), presidente da frente parlamentar pela reforma administrativa, que voltou a dizer que, se não houver recesso, é possível votar o texto na Câmara ainda em janeiro. Em outra frente, gerou ruído entre senadores e deputados a intenção do governo de usar emendas de bancada para custear obras de infraestrutura. Finalmente, no cenário corporativo, reiniciamos a cobertura das ações da AmBev (ABEV3) com recomendação de Compra e preço-alvo para o final de 2021 de R$ 17,15 por ação, o que indica potencial de alta de 23% em relação ao patamar atual; acreditamos que a melhora no volume de vendas no curto prazo, as iniciativas de inovação e o novo modelo de negócios da empresa são pontos positivos e enxergamos o momento atual como oportunidade de compra. Para conferir o relatório completo, clique aqui.

.

XP Investimentos

www.xpi.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui