As vagas de emprego nos EUA caíram mais do que o esperado em abril, atingindo o nível mais baixo em mais de três anos, um sinal de que as condições do mercado de trabalho estão se abrandando de uma forma que poderia ajudar na luta do Federal Reserve contra a inflação. As informações são do Departamento de Estatísticas do Departamento do Trabalho em seu relatório “Pesquisa de Vagas de Emprego e Rotatividade de Mão de Obra” (Jolts, por sua sigla em inglês).
Segundo o apurado, “as vagas de emprego em aberto, uma medida da demanda de mão de obra, caíram 296 mil para 8,059 milhões no último dia de abril, o nível mais baixo desde fevereiro de 2021. Os dados de março foram revisados ligeiramente para baixo para mostrar 8,355 milhões de posições não preenchidas em vez dos 8,488 milhões relatados anteriormente. O número de pessoas que deixaram seus empregos aumentou 98 mil para 3,507 milhões em abril.”
“O números que saíram sobre o Jolts mostra uma tendência de suavização no mercado de trabalho. A queda no número de vagas de emprego para 8.059 milhões em abril, abaixo das expectativas de 8.370 milhões, indica um arrefecimento na demanda por mão de obra. Esta diminuição foi observada principalmente nos setores de saúde e assistência social e na educação do governo estadual e local. Por outro lado, a taxa de desistências permaneceu inalterada em 2,2%, sugerindo que a confiança dos trabalhadores na economia ainda é sólida. As demissões, que totalizaram 1.515 milhões em abril, também diminuíram ligeiramente em relação a março e abril de 2023. O pode entender disso tudo é que apesar da desaceleração na criação de empregos, o mercado de trabalho nos EUA continua resiliente, com trabalhadores confiantes e demissões em declínio”, afirma Fabio Murad, sócio da Ipê Avaliações.
Já para Jefferson Laatus, sócio da Laatus, “a questão do Jolts veio abaixo do esperado. Vale lembrar que a expectativa ali era 8.350 mil, veio 8.059 mil. Lembrando que o dado anterior era 8.488 mil e foi revisado para 8.355 mil. Ou seja, a revisão foi para baixo e o dado veio baixo, significando que muitas vagas foram fechadas. Olhando os dados, vemos que isso corrobora com o PIB mais fraco, com o PMI mais fracos, o que é positivo pensando na questão de corte de juros, ou seja, pensando na política monetária é positivo. Só que pensando em questão de atividade é negativo. Tanto é que o mercado ameaçou, esboçou ganhar força lá fora, mas agora está pesando um pouco mais, justamente porque uma desaceleração de atividade vai gerar desemprego, desaceleração da indústria, vai diminuir o consumo, que é tudo que o Fed quer para poder cortar juros, mas tudo que a economia não quer. A economia quer corte de juros, mas não quer ver de certa forma essa desaceleração. Então o Jolts traz a premissa que a atividade econômica americana está desacelerando, o que vai ser bem confirmado com o ADP que sai amanhã, quarta-feira, e o payroll que sai na sexta-feira. Em teoria, pensando em política monetária, o dado é positivo, mas pensando em economia geral, o dado é negativo”.
E para André Colares, sócio da Smart House Investments, “os números sinalizam uma desaceleração na atividade econômica americana. Embora isso possa ser positivo para a política monetária, pois sugere a possibilidade de um corte de juros, é negativo para a atividade econômica. O mercado tentou ganhar força, mas está sofrendo com a perspectiva de desemprego, desaceleração da indústria e redução do consumo. Embora a economia queira a redução das taxas de juros, ela não quer essa desaceleração. A divulgação do ADP e do payroll nos próximos dias confirmará essa tendência. Portanto, embora o dado seja positivo para a política monetária, é negativo para a economia em geral”.
Com informações da Reuters
Leia também:
Credicitrus: soluções confiáveis e inovadoras na Agrishow
Maior cooperativa de crédito alcança R$ 25,8 bi de ativos
Ipanema completa 20 anos de operação movido 100% a etanol
Avião da Embraer tem 60% de participação no mercado de aviação agrícola
Carteira de crédito deve crescer 1,1% em março
Febraban: destaque deve ser PJ, com avanço de 1,5%
BB amplia atuação no mercado de energia
Potencial de migração de clientes para o MLE pode chegar a 100 mil unidades consumidoras
Bradesco: lucro líquido do 1T25 deve ficar estável em relação ao 4T24
Para a Genial, período deve ser sazonalmente mais fraco
Saldo da carteira de crédito deve crescer 1,1% em março
Dados são da Febraban, para quem ritmo de expansão anual desacelera de 11,8% para 11,1%