EUA: varejo surpreendeu positivamente expectativas do mercado

Reintrodução de algumas normas sanitárias por conta da variante delta pode ter impacto nas próximas leituras.

As vendas no varejo nos EUA surpreenderam positivamente as expectativas do mercado em junho. As surpresas ocorrem tanto no headline como nas leituras subjacentes. Por outro lado, houve revisão generalizada do mês anterior.

O dado reforça a tese de volatilidade nos indicadores econômicos na medida em que a reabertura da economia se solidifica. A reintrodução de algumas normas sanitárias por conta da variante delta (por exemplo a obrigatoriedade de máscaras em lugares fechados em Los Angeles anunciada hoje) pode ter impacto nas próximas leituras.

 

Comentários – Retail Sales junho (%MoM): 0,6% (esperado: -0,3%; anterior: -1,3%, rev. p/ -1,7%)

RS Ex-Auto junho (%MoM): 1,3% (esperado: 0,4%; anterior: -0,7%, rev. p/ -0,9%)

RS Ex-Auto/Gas junho (%MoM): 1,1% (esperado: 0,5%; anterior: -0,8%, rev. p/ -1,0%)

RS Control Group junho (%MoM): 1,1% (esperado: 0,4%; anterior: -0,7%, rev. p/ -1,4%)

Em termos de composição, nove categorias apresentaram expansão no mês ante somente quatro que avançaram no mês passado. As maiores contribuições para avanço vieram de alimentação (+0,26% no índice), general merchandise (+0,21% no índice) e gasoline stations (+019% no índice).

Por outro lado, veículos foram os maiores detratores, retirando -0,44% do headline, enquanto materiais de construção retiraram outros -0,10% do índice.

Destaca-se especialmente que, apesar do grupo de controle ter apresentado a primeira leitura positiva em três meses, sua variação da média trimestral anualizada desacelerou para 14,1% (anterior: 36,9%).

Em suma, o dado mostra alguns impactos da reabertura. A queda nas vendas de automóveis pode em parte estar relacionado ao avanço substancial de preços. De resto, materiais de construção seguem negativos pelo terceiro mês consecutivo e suas médias móveis longas começam a normalizar após os desajustes da pandemia. Alimentação segue contribuindo fortemente, mas a expansão do índice é a menor em quatro meses (tal qual sua contribuição).

.

Felipe Sichel

Estrategista-chefe do Banco Digital Modalmais

Artigos Relacionados

Aneel pode reajustar ainda mais tarifa de energia em agosto

IPCA deve ser em todo o mês de julho de +0,88%, sendo maior devido a todo o impacto do reajuste dentro da bandeira vermelha nível 2.

Bitcoin pode valorizar nos próximos meses

Para especialista, oscilações fazem parte do mercado financeiro como um todo e muitas estratégias são adotadas por investidores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

KPMG é alvo de críticas por auditorias em bancos ingleses

A KPMG, empresa que presta serviços de auditoria, enfrenta uma nova onda de críticas sobre a qualidade das seus trabalhos nos bancos, depois de...

Airbus inaugura projeto de aeronaves A350 na China

A Airbus inaugurou seu projeto de aeronaves A350 em seu centro de conclusão e entrega de fuselagem larga em Tianjin, norte da China. É...

Plataforma P-70, na Bacia de Santos, alcança capacidade de projeto

A P-70, localizada no campo de Atapu, na porção leste do pré-sal da Bacia de Santos, atingiu em 12 de julho sua capacidade de...

BC amplia iniciativas de ESG para suporte ao crédito

As recentes iniciativas regulatórias do Banco Central do Brasil (BC) para intensificar as divulgações relacionadas a questões ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social...