Eufemismos

Se economistas, chapa branca ou não, preferem adjetivar a recessão em que o Brasil se encontra de técnica, a situação em que se encontram os cerca de 600 mil brasileiros que perderam seus empregos desde o último trimestre do ano passado, talvez, também, precise ser renomeada. Que tal desemprego técnico?

TV engorda
“Usos exagerados de TV estão relacionados a um grande consumo de gorduras e açúcar e maior consumo de fast foods”, afirmam, em artigo publicado na Revista Chilena de Nutrição, Arturo Moreno e Luis Toro Zapata, da Escola de Ciências da Comunicação da Universidade Autônoma de São Luis Potosi (México).
O estudo, feito com crianças entre 6 e 13 anos de idade, mostra que cerca de 80% dos pesquisados comem enquanto assistem à TV, e outra quantidade equivalente assiste à TV enquanto come. Dados estatísticos apresentados pelos pesquisadores, segundo a agência Notisa, apontam que 5,2% das crianças apresentaram índice de massa corporal (IMC) maior que 25, e 3,4% um índice maior que 27. Para os pesquisadores, os dados indicam preocupação e necessidade de alerta para a situação que irá se desenvolver com estes indivíduos na idade adulta.

Batalha da idéias
Analisar o papel da comunicação na luta pela hegemonia política e cultural na sociedade contemporânea e a influência da mídia na propagação dos valores do mercado e do consumismo. Esses são os objetivos de A batalha da mídia: governos progressistas e políticas de comunicação na América Latina e outros ensaios (Pão e Rosas), que Dênis de Moraes lança, esta quinta-feira, às 19h, na Livraria do Unibanco Arteplex, na Praia de Botafogo 316, no Rio de Janeiro. Pós-doutor pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (Clacso) e professor da UFF, Dênis examina experiências em países da América Latina que buscam democratizar os processos comunicacionais, via políticas públicas inovadoras ou formas colaborativas e participativas de difusão na Internet.

Doce crise
Depois que colocou em operação novos equipamentos no início deste ano, a Embaré, indústria de laticínios e doces, aumentou sua capacidade de produção em 2,2 mil toneladas/mês de leite em pó para atender aos mercados interno e externo. Apesar da crise, a empresa investiu, ano passado, cerca de R$ 65 milhões na planta localizada em Lagoa da Prata, Minas Gerais. Até então, a empresa produzia 2,9 mil toneladas de leite em pó por mês.

Alvo desprotegido
Os autores concluíram que “as crianças são capturadas por imagens e discursos televisivos que são diariamente reproduzidos em seu ambiente social”, e, portanto, seriam “muito suscetíveis ao bombardeio sistemático das imagens dos programas e dos comerciais”, o que promove uma prática consumista na escolha e utilização de alimentos.

Vôo cego
Desde semana passada, os clientes de celular de conta da Oi ignoram o total de minutos já consumidos. Os dados sobre o serviço apresentam defasagem de até uma semana, dificultando o controle sobre a conta dos clientes. A empresa, que,  domingo, prometera regularizar o serviço em 24 horas, agora, informa que o problema somente será solucionado sexta-feira

Até os EUA?
Os opositores do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que se mantêm renitentes em aceitar o veredicto das urnas recorrem a pesquisa de uma fundação estadunidense, que teria apontado Ahmadinejad com 34% das intenções de votos, contra 14% para o ex-primeiro-ministro Mir Hossein Mousavi.Se o atual presidente tinha duas vezes e meia mais intenções de votos que o adversário, que fato novo teria surgido para impedi-lo de manter a tendência de avanço e liquidar a fatura no primeiro turno?

Razões
A oposição, replicada pela mídia internacional, parece ter confundido o desejo de vitória, inflado pela cobertura em lugares mais ocidentalizados de Teerã, com um apoio maior do que Mousavi efetivamente teria. Além disso, outro fator continua eclipsado pela cobertura ocidental: Ahmadinejad registrou firme crescimento na reta final, ao acusar os adversários de atos de corrupção e submissão a interesses externas.

Artigo anteriorOs seguidores
Próximo artigoVítimas
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Entrega da Eletrobras representaria 0,05% da dívida

Saída do presidente da estatal deixou mercado financeiro certo de que privatização já era.

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Ajustando o feriado

Ontem, pelo feriado em São Paulo, a Bovespa não funcionou, mas as ações brasileiras mostraram perdas.

Custo da construção sobe 0,93% em janeiro

Segundo a FGV, índice acumula inflação de 9,39% em 12 meses.

Bolsas operam mistas à espera de balanços de grandes empresas

Às 7h25, Bolsa de Paris se valorizava 0,94%.

Omissão em documento laboral deve ser resolvida na Justiça do Trabalho

Decisão afasta ações contra o INSS por possíveis erros cometidos pelas empresas.

Biden retoma restrições a viajantes que chegam do Brasil

Medida também afetará quem não é cidadão norte-americano que viaje a partir do Reino Unido e África do Sul.