O consumo anual de café europeu representa 30,3% da demanda mundial, Ásia & Oceania (25,8%), América do Norte, exceto México (17,4%), América do Sul (15,8%), África (7%), e Caribe, América Central & México (3,4%). Os dados são do Relatório Sobre o Mercado de Café de maio, da Organização Internacional do Café (OIC).
Balanço da oferta e da demanda, em nível mundial, no período de 12 meses, tendo como base os últimos dados do ano-cafeeiro da OIC, mostra que a oferta mundial do produto atingiu volume equivalente a 178 milhões de sacas e que, em complemento, a demanda global correspondeu a 177 milhões de sacas de 60 kg, gerando assim um excedente de 1 milhão de sacas, no período citado.
A América do Sul, por ter colhido no período volume equivalente a 89,3 milhões de sacas de 60 kg (o que equivale a uma produção diária correspondente a 245 mil sacas), destaca-se na primeira colocação com participação em torno de 50% da oferta mundial.
Na sequência, Ásia & Oceania, cuja produção foi de 49,9 milhões de sacas (137 mil sacas diárias), representando 28% da produção mundial.
Em terceiro lugar está a África, com a produção equivalente a 20,1 milhões de sacas (em torno de 55 mil sacas produzidas em média por dia), e corresponderam a 11,3% da safra mundial no período.
Por fim, em quarto vem Caribe, América Central & México, região que colheu o equivalente a 18,7 milhões de sacas de 60 kg, volume que representa aproximadamente 51 mil sacas produzidas por dia, e ainda 10,7% da colheita global.
Leia também:
Inovações impulsionam indústria automotiva da China a novos patamares
Vendas de automóveis do país ultrapassaram 31 milhões de unidades em 2024
Importações dos EUA crescem 14% em 2025
Déficit dos EUA cresce há 4 semestres seguidos; importações puxaram aumento no comércio global em 2025
Brasil e Índia ampliam cooperação em temas prioritários do Sul Global
Presidente Lula e primeiro-ministro Modi assinaram acordos entre Brasil e Índia que fortalecem lutas do Sul Global
Cruz Vermelha fala em destruição do sistema de saúde de Gaza
Governo palestino acusa Israel de ‘campanha de incitação’ contra a população palestina
Lula: moedas alternativas ao dólar são ‘caminho natural’
Ameaça feita por Trump não tem impacto na Cúpula do Brics, que incentiva uso de moedas alternativas ao dólar.
Cúpula dos Brics no Rio termina com declarações sobre IA, clima e saúde
Documentos apontam várias propostas para fortalecer multilateralismo e soberania de países-membros e parceiros do bloco