Europa propõe reduzir 90% nas emissões até 2040

Meta da Comissão Europeia é reduzir uso de combustíveis fósseis e reduzir emissões em comparação com 1990

14
Green Deal europeu
Green Deal europeu (foto de Lukasz Kobus, CE)

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira sua meta de reduzir as emissões líquidas de gases de efeito estufa na União Europeia (UE) em 90% até 2040, em comparação com os níveis de 1990.

Uma proposta legislativa será apresentada pela próxima Comissão, após as eleições europeias em junho, de acordo com um comunicado de imprensa.

A meta está alinhada com o compromisso da UE assumido em 2021 de alcançar a neutralidade climática até 2050, com um objetivo provisório de reduzir as emissões líquidas de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% até 2030, em relação aos níveis de 1990.

“A definição de uma meta climática para 2040 proporcionará um quadro claro para a indústria, os investidores, os cidadãos e os governos europeus tomarem decisões estratégicas na década, garantindo assim que a UE se mantém no caminho certo para o seu objetivo de neutralidade climática”, afirmou a Comissão.

Espaço Publicitáriocnseg

“Também aumentará a resiliência da Europa contra crises futuras e, nomeadamente, fortalecerá a independência energética da UE, reduzindo a dependência das importações de combustíveis fósseis, que representaram mais de 4% do PIB do bloco em 2022”, acrescentou a Comissão.

Tratores durante protesto de agricultores em Bruxelas
Tratores durante protesto em Bruxelas (foto de Zhao Dingzhe, Xinhua)

As metas devem intensificar os protestos, especialmente de produtores agrícolas, contra a transição para uso de menos combustíveis fósseis. Os agricultores reclamam dos altos custos que têm de suportar, sem apoio dos governos.

Os manifestantes levaram tratores às ruas na Alemanha, França, Bélgica e diversos outros países, com bloqueios de estradas.

Com Agência Xinhua

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui