Alguns acham que é efeito colateral do embate dos EUA com a Rússia; há quem veja como objetivo secundário da disputa. O fato é que a Europa sairá ainda menor ao se submeter às sanções dos Estados Unidos. Os preços da energia levarão a inflação a novo recorde, a indústria perderá competitividade, e a economia crescerá menos.
A derrota política, talvez, será a pior. Os EUA decretaram: “O Nord Stream 2 [gasoduto que liga Rússia ao norte europeu] está morto.” Junto com ele, a estratégia europeia de autonomia. A declaração norte-americana seria impensável com Merkel no poder. Não será surpresa se as próximas eleições governos trouxerem governos ainda mais à direita, surfando em um nacionalismo que as esquerdas não ocupam.
CEO do Grupo GR Discovery, Mateus Davi – que é membro da Bolsa de Valores de Chicago – acredita que o sofrimento da economia da Rússia como um todo afetará a produtividade europeia. “Com a Rússia diminuindo a participação dela no mercado logístico global, isso vai favorecer os Estados Unidos pela questão de convivência, inclusive pela aproximação maior que a Europa terá agora com o mercado americano obrigatoriamente. Então, é possível que aconteçam acordos mais fortes nos próximos anos, acordos bilaterais mais significativos e importantes entre os Estados Unidos e Europa, com o intuito de fortalecer a união deles.”
Velho
Ao anunciar a saída do partido Novo, a deputada estadual fluminense Adriana Balthazar reclamou da falta de apoio interno dos dirigentes do partido na luta “contra um sistema corrupto e suas máquinas eleitorais gigantescas”.
Do inferno ao céu
Mudou o status na grande mídia: Maduro agora é presidente da Venezuela. Da noite pro dia deixou de ser “ditador”. Mais um pouco e vira “companheiro”.
Rápidas
A inclusão cultural das pessoas com deficiências sensoriais ganhou um novo e importante capítulo nesta quarta-feira com a nacionalização do Projeto Alumiar, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que leva um modelo de cinema acessível para ser aplicado em todo o país *** A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realizará mesa-redonda para o lançamento do livro Cultura Empresarial, de Luciano Porto, dia 11, às 10h, com Eliane Lustosa e André Castro Carvalho, além do autor. Moderação de Humberto Mota Filho. Pelo Zoom *** Neste fim de semana, a Happy Bronze Niterói participará da 16ª edição da Mostra Niterói Noivas, das 15h às 21h, na Casa Fróes *** A rede de academias Lifefit aposta em projeto de expansão em condomínios. Até o fim do primeiro semestre, a previsão é de estar presente em mais 8 condomínios da região da Barra da Tijuca e Recreio (RJ) *** A LFA confirmou seu retorno ao Brasil. Em sua 126ª edição, a maior liga de desenvolvimento de lutadores de MMA do mundo acontece no Complexo Ribalta, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, nesta sexta-feira *** Viviane Fernandes, diretora da Abav, recebe prêmio na Categoria Turismo no evento Mirror Fashion Day, neste sábado, no Copacabana Palace *** A KPMG Business School lança a Accounting Journey, maratona de eventos sobre contabilidade em diferentes meses deste ano. O primeiro, Cyber Summit, acontecerá em 17 de março, das 9h às 18h. Detalhes aqui *** De 22 a 24 de março, Florianópolis receberá evento sobre segurança pública. A advogada Fernanda Machado participará da mesa de debates no dia 24. Serão mais de 100 expositores. Inscrições aqui.