Europa se ajoelha diante de Biden

658
Joe Biden
Joe Biden (foto Xinhua)

Alguns acham que é efeito colateral do embate dos EUA com a Rússia; há quem veja como objetivo secundário da disputa. O fato é que a Europa sairá ainda menor ao se submeter às sanções dos Estados Unidos. Os preços da energia levarão a inflação a novo recorde, a indústria perderá competitividade, e a economia crescerá menos.

A derrota política, talvez, será a pior. Os EUA decretaram: “O Nord Stream 2 [gasoduto que liga Rússia ao norte europeu] está morto.” Junto com ele, a estratégia europeia de autonomia. A declaração norte-americana seria impensável com Merkel no poder. Não será surpresa se as próximas eleições governos trouxerem governos ainda mais à direita, surfando em um nacionalismo que as esquerdas não ocupam.

CEO do Grupo GR Discovery, Mateus Davi – que é membro da Bolsa de Valores de Chicago – acredita que o sofrimento da economia da Rússia como um todo afetará a produtividade europeia. “Com a Rússia diminuindo a participação dela no mercado logístico global, isso vai favorecer os Estados Unidos pela questão de convivência, inclusive pela aproximação maior que a Europa terá agora com o mercado americano obrigatoriamente. Então, é possível que aconteçam acordos mais fortes nos próximos anos, acordos bilaterais mais significativos e importantes entre os Estados Unidos e Europa, com o intuito de fortalecer a união deles.”

 

Espaço Publicitáriocnseg

Velho

Ao anunciar a saída do partido Novo, a deputada estadual fluminense Adriana Balthazar reclamou da falta de apoio interno dos dirigentes do partido na luta “contra um sistema corrupto e suas máquinas eleitorais gigantescas”.

 

Do inferno ao céu

Mudou o status na grande mídia: Maduro agora é presidente da Venezuela. Da noite pro dia deixou de ser “ditador”. Mais um pouco e vira “companheiro”.

 

Rápidas

A inclusão cultural das pessoas com deficiências sensoriais ganhou um novo e importante capítulo nesta quarta-feira com a nacionalização do Projeto Alumiar, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), que leva um modelo de cinema acessível para ser aplicado em todo o país *** A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realizará mesa-redonda para o lançamento do livro Cultura Empresarial, de Luciano Porto, dia 11, às 10h, com Eliane Lustosa e André Castro Carvalho, além do autor. Moderação de Humberto Mota Filho. Pelo Zoom *** Neste fim de semana, a Happy Bronze Niterói participará da 16ª edição da Mostra Niterói Noivas, das 15h às 21h, na Casa Fróes *** A rede de academias Lifefit aposta em projeto de expansão em condomínios. Até o fim do primeiro semestre, a previsão é de estar presente em mais 8 condomínios da região da Barra da Tijuca e Recreio (RJ) *** A LFA confirmou seu retorno ao Brasil. Em sua 126ª edição, a maior liga de desenvolvimento de lutadores de MMA do mundo acontece no Complexo Ribalta, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, nesta sexta-feira *** Viviane Fernandes, diretora da Abav, recebe prêmio na Categoria Turismo no evento Mirror Fashion Day, neste sábado, no Copacabana Palace *** A KPMG Business School lança a Accounting Journey, maratona de eventos sobre contabilidade em diferentes meses deste ano. O primeiro, Cyber Summit, acontecerá em 17 de março, das 9h às 18h. Detalhes aqui *** De 22 a 24 de março, Florianópolis receberá evento sobre segurança pública. A advogada Fernanda Machado participará da mesa de debates no dia 24. Serão mais de 100 expositores. Inscrições aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui