A Eve Air Mobility informa que os critérios finais de aeronavegabilidade para o seu eVTOL foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac). Este anúncio ocorre após um período de consulta pública e simboliza um avanço fundamental no processo de certificação da aeronave da Eve, disse a subsidiária da Embraer.
Os critérios de aeronavegabilidade, estabelecidos e divulgados pela Anac, representam uma fase crucial do processo de certificação da aeronave. Com essa conquista, a Eve direcionará seus esforços para definir os meios de conformidade aplicáveis à sua aeronave junto à Anac. O lançamento do eVTOL (aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica) da Eve está previsto para 2026. A empresa espera iniciar os testes de voo em 2025.
“A divulgação dos critérios finais de aeronavegabilidade representa um passo importante rumo à certificação do nosso eVTOL. As contribuições recebidas durante a fase de consulta pública foram fundamentais para aprimorar esses critérios. Agora, vamos continuar trabalhando estreitamente com a Anac para a obtenção do Certificado de Tipo (CT) e com a FAA para a validação simultânea do CT da Anac”, afirma Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve.
A Eve formalizou o processo para obtenção do Certificado de Tipo (CT) para seu eVTOL junto à ANAC em fevereiro de 2022. O processo de certificação da aeronave segue os procedimentos para obtenção de um CT para aeronaves da “categoria de classe especial”, aderindo aos requisitos de aeronavegabilidade descritos nas atuais Regulamentações da ANAC e outros critérios estipulados.
Com uma abordagem holística em seu projeto de eVTOL, a Eve, em parceria com instituições renomadas como a Anac, se posiciona para redefinir o futuro da mobilidade aérea urbana, impulsionando inovações no transporte aéreo nas cidades ao redor do mundo. A empresa tem o compromisso de oferecer uma opção segura e sustentável para o transporte aéreo urbano e segue em constante evolução na maturidade e funcionalidades de sua aeronave, sempre com foco em eficiência.
O primeiro protótipo em escala real da Eve foi apresentado em julho de 2024 no Farnborough Air Show, no Reino Unido. A aeronave final terá capacidade para quatro passageiros e um piloto.
A Eve também prevê que o sistema de navegação Vector, que deve começar a ser comercializado em 2025, ajude a automatizar a navegação para evitar congestionamentos e garantir a segurança.
A Eve tem uma fábrica prevista para Taubaté, no interior de São Paulo, com capacidade para produzir até 480 aeronaves por ano.
Em outubro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 500 milhões para a Eve desenvolver a unidade de produção do eVTOL (carro voador). Com recursos do programa BNDES Mais Inovação, a unidade será instalada em Taubaté (SP).
O financiamento da unidade fabril se baseia na parceria bem-sucedida entre a Eve e o BNDES após a aprovação, em 2022, de uma linha de crédito de R$ 490 milhões para dar apoio ao programa de desenvolvimento de eVTOL da Eve.
Com uma produção total esperada de até 480 aeronaves por ano, a Eve planeja expandir a capacidade de produção do local em uma base modular, em quatro fases de 120 aeronaves cada. Isto proporcionará uma metodologia de investimento disciplinada e eficiente em termos de capital à medida que o mercado cresce.