Evento da FGV discutirá mercado de derivativos de energia

No ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) autorizou o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE) a emitir os chamados ‘derivativos de energia’. Esses novos títulos passaram a ser comercializados em agosto de 2020, mas ainda levantam dúvidas sobre a aplicação.

Com a aprovação da CVM, o Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia, passou a atuar como ecossistema para a negociação e registro de contratos a termo de energia sem entrega física (Non-Deliverable Forwards, NDF)”, explica a FGV acrescentando que o mercado de energia no Brasil apresenta um desenvolvimento contínuo ao longo dos últimos anos, estando inclusive entre os dez maiores do mundo.

Para jogar mais luz sobre o tema, a Fundação Getulio Vargas promoverá nesta segunda-feira (29), às 18h, debate gratuito online no canal da FGV sobre o mercado de derivativos de energia. O evento é uma iniciativa do Mestrado Profissional em Finanças e Economia, curso stricto sensu, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP)

Conceitualmente, os derivativos são contratos financeiros que derivam de um ativo (índice, preço, câmbio). Essas operações funcionam como uma bolsa de valores e aproximam o mercado dos players. Os derivativos podem estimular investimentos no setor de energia, já que o risco será diminuído para ambas as partes.

Aspectos

O webinar discutirá os diversos aspectos que envolvem o uso de derivativos como: qual é o papel dos derivativos de energia para a gestão dos riscos tanto de preço, quanto de entrega (lastro) No mais, cabe avaliar qual é o papel que instituições financeiras passarão a desempenhar neste mercado e, em particular, como a provisão de liquidez.

Participarão do debate: Alan de Genaro, professor da FGV EAESP; Claudine Anchite, chief financial officer da Celesc; Joisa Dutra, diretora do FGV CERI; e Samantha Dart, head of Natural Gas Research da Goldman Sachs. A moderação será de Marcelo Fernandes, coordenador do Mestrado Profissional em Finanças e Economia da FGV EESP. Os interessados em participar devem fazer a inscrição pelo site (https://evento.fgv.br/derivativosenergia/).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Teoria econômica é tema de workshop gratuito

Trazer novas contribuições das atuações em seus respectivos campos de pesquisa

Karla Sabah lança ‘On A Clear Day (You Can See Forever)’ no dia 2/6

Lançamento acontecerá nas plataformas e no YouTube.

15 anos de Estética In Rio

Setor continua sendo um dos mais indicados para investimentos 2022.

Últimas Notícias

Leega lança solução de inteligência de dados marketing das empresas

Marketing Analytics combina arquitetura Cloud, engenharia de dados e machine learning.

Qyon Tecnologia planeja crescer 65% em 2022

Marca deve fechar ano com cerca de 100 franquias.

XP amplia crescimento do PIB para este ano

Elevou a projeção de 0,8% para 1,6%

Perfil de risco visto pelas corretoras

Uso do Questionário de Perfil de Investidor, chamado de suitability, que tem como função identificar seu apetite de risco

Diretor do Grupo Nubank cumpre novo mandato na Anbima

Permanecerá na vaga de conselheiro titular reservada à Anbima no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional