Evo: ‘ato digno’ a retirada da Nicarágua da OEA

Segundo Morales, o secretário-geral Luis Almagro 'deveria estar fora da OEA'.

Morales acusou os EUA e a OEA de serem organizadores de golpes e intervenções militares na América Latina. O ex-presidente boliviano Evo Morales descreveu neste domingo como “um ato digno” a decisão do governo do presidente nicaragüense, Daniel Ortega, de se retirar da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Em uma mensagem publicada em sua conta na rede social do Twitter, Morales sustentou que o processo que a Nicarágua começou a deixar o fórum continental “é um ato digno, uma posição soberana para nos fazer respeitar como povos com esse corpo dominado por Almagro e seu grupo”.

O secretário-geral Luis Almagro “deveria estar fora da OEA, porque mais governos continuarão se retirando deste órgão”, enfatizou o ex-presidente boliviano.

Em outro tweet, o líder social boliviano disse que “os povos que alcançaram a libertação do imperialismo e estabeleceram a soberania resistem, como Cuba, Venezuela e Nicarágua, o bloqueio econômico dos Estados Unidos (EUA) e o bloqueio diplomático da OEA, organizadores de golpes e intervenções militares na América Latina ”.

No sábado passado, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba emitiu uma declaração para apoiar a decisão da Nicarágua de denunciar a Carta da OEA e renunciar a esta Organização.

“A OEA ficou em silêncio em várias ocasiões diante de golpes de estado em nossa região, foi cúmplice em tentativas de isolamento e intervenções militares e apoiou ataques econômicos”, afirmou o comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba afirmou que esse órgão “era o instrumento servil dos Estados Unidos para orquestrar o golpe de Estado projetado por esse país no Estado Plurinacional da Bolívia, que incluía o uso de violência contra funcionários e instituições eleitos”.

Da Redação com TelesurTV

Leia também:

Esquerda e extrema-direita vão para o 2º turno presidencial no Chile

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Aumento do número de juízes dos TRFs é sancionado por Bolsonaro

Lei 14.253, de 2021 não gera aumento de despesas.

B3 divulga a 1ª prévia do Ibovespa B3 e demais índices

A prévia registra a entrada de Porto Seguro ON (PSSA3) e Positivo Tec ON (POSI3).

PMEs têm recuperação com alta de 15,6% no faturamento do 3º trimestre

Serviços mantém recuperação com a maior abertura econômica.

Últimas Notícias

Escala da indústria de big data chinesa excederá 3 trilhões em 2025

A escala da indústria de big data da China tem a previsão de superar 3 trilhões de yuan pelo final do ano 2025, de acordo com o plano de desenvolvimento para a indústria de big data, durante o período do 14º Plano Quinquenal divulgado pelo Ministério da Indústria e Informatização (MIIT, sigla em inglês) nesta terça-feira.

Potencial das pessoas para promover a diversidade

Por André Abram.

Aumento do número de juízes dos TRFs é sancionado por Bolsonaro

Lei 14.253, de 2021 não gera aumento de despesas.

Alta dos juros já impacta concessão de crédito imobiliário

Em outubro, o volume de crédito imobiliário alcançou a marca de R$ 17,1 bi.

B3 divulga a 1ª prévia do Ibovespa B3 e demais índices

A prévia registra a entrada de Porto Seguro ON (PSSA3) e Positivo Tec ON (POSI3).