30.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Ex e ex

O candidato à Presidência pelo PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no Rio quinta e sexta-feira, disse que se sente “honrado” com os apoios que recebeu dos ex-presidentes Itamar Franco e José Sarney à sua candidatura. “Fico muito feliz. Pelo menos o apoio deles (Itamar e Sarney) é muito melhor do que o de outros ex-presidentes”, brincou Lula, ironizando o apoio do ex-presidente Fernando Collor à candidatura de Ciro Gomes.

Juros baixos
Prova da importância do cooperativismo, Lula participa neste sábado, em Santos (SP), do IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito – Concred. As cooperativas de crédito têm sido apontadas como um dos pontos centrais no programa de governo do PT como forma de oferecer dinheiro a juros mais baixos já no início do próximo mandato.

Mais branco
Pelo menos um setor – além do financeiro, claro – está colhendo bons resultados este ano. Segundo dados da LatinPanel – empresa dos grupos Ibope, Taylor Nelson Sofres e NDP -, o mercado de sabonetes saltou de 59,2 mil toneladas no primeiro semestre de 2001 para 63 mil toneladas no mesmo período de 2002, crescimento de 6,5% no volume de vendas. Os números ainda mostram que o setor obteve um faturamento de R$ 367,4 milhões nos seis primeiros meses deste ano, o que representa um crescimento de 10,1% em relação ao mesmo período do ano anterior – e parece indicar que os preços estão, quando muito acompanhando a inflação. A onda de limpeza, é certo, não tem nenhuma relação com aumento de lavagem de dinheiro.

Cultura
O candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro Jorge Roberto Silveira (Frente Trabalhista) convida representantes das classes artística e intelectual para um encontro nesta segunda-feira, no qual apresentará suas propostas para o setor cultural. O evento começará com a exibição de um vídeo com os principais projetos na área cultural desenvolvidos em suas gestões na prefeitura de Niterói. Será no Teatro Princesa Isabel (Copacabana), a partir de 19h.

Vidente
Apesar de várias rusgas, o presidenciável Ciro Gomes (Frente Trabalhista) parece entender bem do mercado financeiro. Na terça-feira, ele afirmara que a cotação do dólar começaria a cair após vencimento de títulos cambiais no dia 15. Na sexta-feira, dia 16, a moeda norte-americana caiu 2,64% frente ao real.

Implicância
Ciro parece ter razão quando fala em má vontade de uma parte da mídia contra sua candidatura. Na quinta-feira à noite, a Agência Folha de São Paulo distribuiu matéria em que falava que Ciro errara na previsão de queda da cotação do dólar. A declaração do candidato – feita, aliás, no auditório da própria Folha – era clara: “Dia 15 tem um vencimento de uns US$ 2,5 bilhões em títulos cambiais”. A valorização do real seria a partir desse dia.

Só para esclarecer
Também assumindo o papel de vidente, esta coluna avisa: a trégua do dólar será por muito pouco tempo.

Enlouquecer
“Várias Maneiras de Enlouquecer um Homem – II” na Anatel, neste final de semana. Não, não se trata de novo aumento das tarifas telefônicas nem de mais um serviço em que as operadoras deixam os usuários com os cabelos em pé. Trata-se de uma comédia que o grupo teatral Mais Companhia encena no Espaço Cultural Anatel, às 21h (sábado) e 20h (domingo). A peça apresenta a relação de um homem com o universo feminino, representado pelas personagens da esposa, filha, ex-mulher, amante e sogra. No próximo final de semana tem mais. Já para os clientes das telefônicas, obrigados a recorrer à Anatel, a loucura dura o ano todo.

Artigo anteriorFirmes
Próximo artigoPerna curta
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.