O vice-presidente da Associação de Engenheiros da Petrobras (Aepet), Fernando Siqueira, comemorou a nacionalização da Repsol pelo governo da Argentina. “No cinquentenário da Aepet fizemos uma homenagem a Cristina Kirchner por sua postura nacionalista. Vamos torcer para essa onda chegar no Brasil”, disse Siqueira, defensor da imediata suspensão dos leilões do pré-sal pelo governo Dilma.
Para baixo
O professor da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV-EESP) Rogério Mori prevê que o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, deve reduzir, nesta quarta-feira, a taxa básica de juros (Selic) em 0,5 ponto. Para Mori, a tendência de queda deve ser mantida nos próximos meses: “A Selic ainda deve cair mais nos próximos meses em função da atividade econômica relativamente fraca e da inflação, que começou a baixar. Além disso, as medidas anunciadas recentemente pelo governo vem atuando no sentido de tentar reduzir a taxa de juros na ponta do empréstimo. Esse movimento deve se manter nos próximos meses”, projeta Mori.
Ainda bizarra
Caso a previsão do professor se confirme, a Selic cairia para 8,5% ao ano. Apesar de ser notícia positiva, continuará a ser uma anomalia num mundo de juros negativos ou próximos de zero. Mais bizarra que a Selic tupiniquim, no entanto, são as taxas praticadas pelos bancos do Brasil, que, como se o país ainda tivesse inflação à Mailson da Nóbrega, beiram os 200% no cheque especial e no rotativo do cartão de crédito.
Clusters
A Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia de Informação, Software e Internet (Assespro) promove, no próximo dia 26, café da manhã, no Hotel Guanabara (Rio) com o diretor da entidade, Claudio Nasajon. Na pauta, o papel dos clusters – concentração de empresas com características semelhantes que se complementam. Os interessados podem se inscrever pelo endereço assespro-rj@assespro-rj.org.br.
Impunidade
Terça-feira, se completaram 16 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, quando integrantes da PM do Pará assassinaram 19 trabalhadores sem-terra. Apesar da comoção nacional e internacional provocada pela barbárie, até hoje nenhum dos responsáveis foi punido. Para registro histórico, o governador do Pará à época era o tucano Almir Gabriel, que acabou reeleito para o cargo.
Trava
Com a votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que restabelece a exigência do diploma de Jornalismo para exercício da profissão travada no Senado, as entidades da categoria decidiram recorrer à Câmara dos Deputados para agilizar o processo. A pedido do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio, o deputado Walney Rocha (PTB-RJ) apresentou, no último dia 11, requerimento à Mesa Diretora da Casa solicitando a inclusão da proposta na Ordem do Dia. Diferentemente do Senado, no qual a proposta foi aprovada por esmagadora maioria, em primeiro turno, na Câmara, a PEC 386/2009, de autoria do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), sequer foi colocada em pauta, apesar de o requerimento de Rocha ser o 14º cobrando nesse sentido.
Tim-tim
Com a presença de 30 produtores, a embaixada da França no Brasil promoveu terça-feira, degustação com 200 vinhos da Borgonha, no Hotel Tivoli, em São Paulo. Nesta quinta-feira, repete a dose no Rio, às 14h30m, no Hotel Sofitel Copacabana, no Rio.
Tributos
Nesta quarta-feira, às 10h, o conselho da Micro e Pequena Empresa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) realiza o debate Substituição Tributária do ICMS, às 10h, no auditório da ACRJ. Entre os debatedores, a presidente do Sescon-RJ, Márcia Tavares, o presidente do CDL-Rio, e Sindilojas, Aldo Gonçalves, o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Paulo Melo, e o presidente do Conselho da Micro e Pequena Empresa, Claudio Nasajon. A ACRJ fica na Rua da Candelária 9.