Mudanças nos mercados financeiro e de capitais estão influenciando ajustes em exames de certificações da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Dois conteúdos foram incluídos: criptoativos e conduta ética. As regras começam a valer a partir de março.
As certificações são denominadas CPA-10, CPA-20 e CEA (as três são explicadas no final do texto). Em 2024, houve mudanças nas regras de governança e diligência para fundos e carteiras administradas que investem diretamente em criptoativos. “Com o crescimento exponencial do mercado de criptoativos, é essencial que quem trabalha no mercado financeiro entenda sobre o tema, tanto a parte de regulação, quanto os tipos de carteira, as formas de acesso a criptomoedas e os riscos de investir em produtos como esse”, esclarece a Anbima.
As pessoas que desejam entender sobre os dois novos temas ou assuntos do mercado financeiro podem acessar o Anbima Edu (https://anbimaedu.com.br/), plataforma de qualificação gratuita da associação. O serviço pode ser acessado pela web ou pelo celular. Os temas que serão cobrados nas provas constam nos programas das certificações no site da associação (https://www.anbima.com.br/pt_br/educar/certificacoes/documentos.htm). Em abril do ano passado, a associação lançou o Código de conduta ética para pessoas que trabalham ou queiram atuar no mercado financeiro. O material trata da conduta profissional, gestão de conflitos de interesse, proteção de informações confidenciais e promoção de práticas de mercado justas e transparentes.
Público
A CPA-10 (Certificação Profissional Anbima Série 10) é destinada aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para o varejo em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
A CPA-20 (Certificação Profissional Anbima Série 20) é destinada à pessoas que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.
A CEA (Certificação Anbima de Especialistas em Investimento) é uma certificação que habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos. Eles podem recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas. Essas certificações são voltadas aos profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação da associação; instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código, e para estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.