Exaurido

Ao analisar os primeiros movimentos do novo mandato do governo Lula, o cientista político Ricardo Antunes não vê motivos para alimentar esperanças de mudanças significativas em relação ao primeiro governo. Para Antunes, a política de alianças ilimitadas, “com todos os setores de centro, de direita e mesmo de extrema-direita”, mostra que “qualquer ilusão em  relação ao segundo Governo Lula, ou é má fé ou completa desinformação”. “O PT acabou por se converter num partido da ordem, exauriu-se enquanto partido de esquerda, para se qualificar enquanto gestor dos interesses dominantes no país”, completa.

Batendo um bolão
Lançado em maio de 2005, o site Globoesporte.com obteve aumento de 121% no número de visitantes únicos, ano passado, contra 47% da categoria Esportes, segundo dados do Ibope NetRatings. Em número de pageviews o site da Globo cresceu 127%, contra 63% da categoria em geral. Para a gerente de Esportes da Globo.com, Luciana Paiva, o avanço bem acima da média do setor se deve à cobertura jornalística dos mais importantes eventos esportivos do país e do mundo e aos direitos exclusivos de transmissão de eventos. Ou seja, ao fator monopólio do grupo Globo, que reverbera na audiência da rede.

Desengarrafar
A Cedae, companhia de saneamento do Rio, vai mudar duas adutoras que existem junto à pista da Rodovia Dutra, que contribuem para históricos engarrafamentos. A primeira fica na altura da Casa do Alemão, que prejudica principalmente os moradores de São João de Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu. A outra está localizada na altura do município de Queimados, e o remanejamento permitirá um novo acesso ao Distrito Industrial do município.
Otimista, o presidente da Cedae, Wagner Victer, prevê que a melhoria na área industrial permitirá a atração de dezenas de novas empresas e “a geração, no futuro, de pelo menos 3 mil novos empregos”. A concessionária Nova Dutra fornecerá material e equipamentos para as obras.

Processo virtual
Representantes de tribunais de justiça de todo o país se reúnem no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro quinta e sexta-feira, para discutir a implementação do processo virtual -a tramitação totalmente eletrônica dos processos, dispensando o uso do papel. O sistema foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em software livre. O modelo possibilita que juízes, advogados e demais interessados possam acessar os processos simultaneamente, de qualquer lugar, pela rede mundial de computadores. O CNJ prevê investir até R$ 100 milhões para ajudar os tribunais dos estados que precisarem.

Festa
No próximo dia 25, os 453 anos de São Paulo serão comemorados com diversos eventos no Vale do Anhangabaú. A festa, na verdade, começa um dia antes, a partir das 14h, com um grande baile de idosos, em homenagem ao dia do aposentado. A partir das 21 horas do dia 24, começam as apresentações de grupos musicais. No dia 25, estão programadas atividades esportivas, apresentações de teatro e oficinas diversas.

Índio quer apito
Até dia 21, Juiz de Fora vai receber cerca de 500 índios para a I Taça da Nações Indígenas de Futebol. O evento é uma promoção do Instituto Cidade em parceria com o Ministério do Esporte. São 22 etnias, de oito estados.

Cartão de visita
A Força Nacional de Segurança chegou – de verdade! – ao Rio de Janeiro. Nesta terça, dois carros da FNS podiam ser vistos ao lado da Central do Brasil, prédio onde funciona a Secretaria estadual de Segurança. Um carro estava estacionado em local proibido; o outro, ao seu lado, em fila dupla.

Só texto
No site do organismo responsável pelas comunicações mundiais, a União Internacional de Telecomunicações, as fotos saíram do ar. “Motivos fora do nosso controle”, é a constrangida explicação da UIT.

Artigo anteriorLuz no bolso
Próximo artigoCELULOSE E PAPEL
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Brasil: 3º maior em descomissionamento offshore em 10 anos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1584/21 que propõe regras para o desmonte e a reciclagem de embarcações e de instalações...

Eve faz parceria para acelerar soluções de mobilidade aérea urbana

A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc (Eve), da Embraer, e a Skyports, companhia líder no segmento de vertiportos, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria...

UE promete tolerância zero em relação a fraude

A Comissão Europeia vai ter “tolerância zero” em relação à fraude e às “desconformidades” na utilização dos fundos europeus por parte dos 27 Estados-membros...

Primeiros REITs da China começam a ser negociados

O primeiro lote de fundos de investimento imobiliário em infraestrutura (REITs, sigla em inglês) da China começou a ser negociado nesta segunda-feira, com cinco...

Investimento estrangeiro direto recua 20 anos no Brasil

Os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED), devido a crise da Covid-19, despencaram globalmente em 35% em 2020, ao passarem de US$ 1,5 trilhão...