Exaurido

Ao analisar os primeiros movimentos do novo mandato do governo Lula, o cientista político Ricardo Antunes não vê motivos para alimentar esperanças de mudanças significativas em relação ao primeiro governo. Para Antunes, a política de alianças ilimitadas, “com todos os setores de centro, de direita e mesmo de extrema-direita”, mostra que “qualquer ilusão em  relação ao segundo Governo Lula, ou é má fé ou completa desinformação”. “O PT acabou por se converter num partido da ordem, exauriu-se enquanto partido de esquerda, para se qualificar enquanto gestor dos interesses dominantes no país”, completa.

Batendo um bolão
Lançado em maio de 2005, o site Globoesporte.com obteve aumento de 121% no número de visitantes únicos, ano passado, contra 47% da categoria Esportes, segundo dados do Ibope NetRatings. Em número de pageviews o site da Globo cresceu 127%, contra 63% da categoria em geral. Para a gerente de Esportes da Globo.com, Luciana Paiva, o avanço bem acima da média do setor se deve à cobertura jornalística dos mais importantes eventos esportivos do país e do mundo e aos direitos exclusivos de transmissão de eventos. Ou seja, ao fator monopólio do grupo Globo, que reverbera na audiência da rede.

Desengarrafar
A Cedae, companhia de saneamento do Rio, vai mudar duas adutoras que existem junto à pista da Rodovia Dutra, que contribuem para históricos engarrafamentos. A primeira fica na altura da Casa do Alemão, que prejudica principalmente os moradores de São João de Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu. A outra está localizada na altura do município de Queimados, e o remanejamento permitirá um novo acesso ao Distrito Industrial do município.
Otimista, o presidente da Cedae, Wagner Victer, prevê que a melhoria na área industrial permitirá a atração de dezenas de novas empresas e “a geração, no futuro, de pelo menos 3 mil novos empregos”. A concessionária Nova Dutra fornecerá material e equipamentos para as obras.

Processo virtual
Representantes de tribunais de justiça de todo o país se reúnem no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro quinta e sexta-feira, para discutir a implementação do processo virtual -a tramitação totalmente eletrônica dos processos, dispensando o uso do papel. O sistema foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em software livre. O modelo possibilita que juízes, advogados e demais interessados possam acessar os processos simultaneamente, de qualquer lugar, pela rede mundial de computadores. O CNJ prevê investir até R$ 100 milhões para ajudar os tribunais dos estados que precisarem.

Festa
No próximo dia 25, os 453 anos de São Paulo serão comemorados com diversos eventos no Vale do Anhangabaú. A festa, na verdade, começa um dia antes, a partir das 14h, com um grande baile de idosos, em homenagem ao dia do aposentado. A partir das 21 horas do dia 24, começam as apresentações de grupos musicais. No dia 25, estão programadas atividades esportivas, apresentações de teatro e oficinas diversas.

Índio quer apito
Até dia 21, Juiz de Fora vai receber cerca de 500 índios para a I Taça da Nações Indígenas de Futebol. O evento é uma promoção do Instituto Cidade em parceria com o Ministério do Esporte. São 22 etnias, de oito estados.

Cartão de visita
A Força Nacional de Segurança chegou – de verdade! – ao Rio de Janeiro. Nesta terça, dois carros da FNS podiam ser vistos ao lado da Central do Brasil, prédio onde funciona a Secretaria estadual de Segurança. Um carro estava estacionado em local proibido; o outro, ao seu lado, em fila dupla.

Só texto
No site do organismo responsável pelas comunicações mundiais, a União Internacional de Telecomunicações, as fotos saíram do ar. “Motivos fora do nosso controle”, é a constrangida explicação da UIT.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorLuz no bolso
Próximo artigoCELULOSE E PAPEL

Artigos Relacionados

Engie valerá R$ 2,5 bi a mais após acordo com Aneel

Semana passada, o Monitor noticiou que a proposta da Aneel de repactuação do risco hidrológico (GSF) deixaria a conta a ser paga pelo pequeno...

Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Últimas Notícias

#Occupy Bovespa

Um mês depois de o MST ter-se lançado na Bolsa, MTST ocupa B3, para protestar contra Bolsonaro, especulação, fome e desemprego.

Copom elevou taxa de juros em 1% para 6,25% ao ano

Aguardamos agora a ata que será divulgada na próxima terça-feira para maiores informações sobre a trajetória da taxa Selic.

Alemanha escolhe sucessor de Merkel no próximo domingo

Eleições deverão ser as mais concorridas dos últimos anos; pesquisas indicam vitória do SPD, social-democrata.

Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto

Fipe: não houve aumento mediano real como resultado de negociações nos últimos 12 meses; desde setembro, índice tem oscilado de -1,4% a zero.

Clima positivo no exterior deve beneficiar índice Bovespa

Mercado internacional opera no positivo motivado por noticiário sobre Evergrande.