Exemplar

Fugindo às habituais indenizações de dez a 20 salários mínimos, uma decisão da 35ª Vara Cível de São Paulo pode ser um marco para obrigar as concessionárias de serviços públicos a cumprir com suas obrigações e respeitar os consumidores. A Vara condenou a Telefônica a pagar R$ 105 mil e 36 meses de aluguel a uma cliente que teve, indevidamente, seu nome “sujo” na praça pela subsidiária da companhia espanhola. A consumidora ficou impedida de comprar um apartamento financiado. Causa de Marco Antonio Basques, da Renato Menezello Advogados.

Caça e caçador
O novo embaixador dos Estados Unidos para o Brasil, Thomas Shonnon, disse a esta coluna que a concorrência para a compra de caças para o Brasil ainda está aberta. Diplomaticamente, o embaixador ressaltou que torce para a Boeing. “A França e Suécia são nossos amigos e aliados e vamos respeitar a decisão do Governo do Brasil”, comentou o diplomata, após participar da posse da nova diretoria da Câmara de Comércio Americana (Ancham-RJ).

Concentração
A classe A consome três vezes mais do que a sua participação na população, sendo que os produtos de maior consumo proporcional são malas, bolsas, cintos e brinquedos. Já a classe B consome o dobro do seu tamanho na população e compra em maior volume produtos de beleza, malas, bolsas, cintos, água mineral, sucos, refrigerantes, brinquedos e bebidas fermentadas. Os dados são da pesquisa Pyxis 2010, do Ibope Inteligência.
Juntas, as classes A e B representam 32% da população, mas absorvem acima de 55% do consumo do país, em todos os grupos de produtos, exceto alimentação. O Ibope não divulgou os critérios de classificação das classes.

1 x 1
Os produtos da classe C, cujo consumo é proporcional ao seu tamanho na população, são itens de mercearia, carnes e derivados, vestuário infantil e calçados femininos. As classes D e E, por sua vez, consomem menos do que sua participação na população em todas as categorias.

Nome aos bois
Se o vazamento de óleo em um rio da Região Metropolitana do Rio, dia 23, tivesse ocorrido com uma terceirizada de uma terceirizada da Petrobras, o nome da estatal já estaria nas manchetes. Pois esta coluna aponta: a empresa Pedras Transmissoras de Energia Ltda., que admitiu falha humana, realizava obra da estação de energia da Ampla, a concessionária de energia que terá que devolver a seus consumidores fluminenses alguns milhões de reais por conta da qualidade dos serviços prestados.

Educação
Os professores da Educação Básica da rede particular realizam, neste sábado, às 10h, assembléia para debater os principais pontos da campanha salarial de 2010. Na pauta, reivindicação de reposição da inflação de 4,56%, pelo INPC do período de 12 meses, mais ganho real de 2%. A assembléia será na Sede do Sindicato dos Professores do  Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio), na Rua Pedro Lessa 35, 2º andar.

Outra visão
Os grandes projetos urbanos e o Porto Maravilha serão os principais tema do último dia do Fórum Social Urbano (FSU), nesta sexta-feira, no Centro Cultural de Ação e Cidadania, na Rua Barão de Tefé 75, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Organizado por movimentos sociais e com 150 atividades na agenda, o FSU é um contraponto ao Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU, e pretende priorizar o debate pela construção de cidades democráticas, igualitárias e comprometidas com a justiça social e ambiental.  Entre os debatedores, Peter Marcuse (Columbia University), Simpreet Singh (Aliança Nacional dos Movimentos Populares da Índia) e  Ermínia Maricato (FAU/ USP).

Razão cínica
A encarniçada resistência enfrentada pelo presidente Barack Obama para conseguir aprovar sua reforma da Saúde deixou uma dúvida aparentemente insolúvel. O que é mais espantoso: os Estados Unidos serem o único país desenvolvido do mundo sem um sistema universal de Saúde ou as críticas de muitos dos beneficiados ao próprio plano? A ciência política chama a essa dualidade de razão cínica.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorInteresses ocultos
Próximo artigoAgradável

Artigos Relacionados

Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

Nem previsões otimistas fabricadas sobreviveram

Guedes e mercado desistem de apostas que não se concretizam.

Aquecedores solares equivalem a uma Itaipu

Tecnologia é nacional e mais barata, mas troca não se faz sem percalços.

Últimas Notícias

Empresa brasileira de produtos médico-hospitalares cresce 20% em 2021

Faturamento foi de R$ 28 milhões.

Brasileiro buscou mais crédito para compra de veículo

Veículos pesados e motos se destacam

Varejo, petrolíferas e bancos puxam Ibovespa

Siderúrgicas e Vale ficam na contramão do mercado

Uso de cheque cai ladeira abaixo

Avanço tecnológico mudou hábito arraigado da clientela

Covid-19 fecha 478 agências bancárias em SP

500 bancários foram confirmados com covid-19.