Exemplo a não ser seguido de combate à Covid-19

O ataque ao distanciamento social e a defesa de tratamento precoce pautaram o pronunciamento de Jair Bolsonaro na visita que fez nesta quarta-feira à Chapecó (SC), cidade que escolheu para justificar o acerto das medidas que apregoa para combater a pandemia da Covid-19. Após ressaltar que “não vai ter lockdown nacional” e que “nosso exército não vai à rua para manter o povo dentro de casa”, o presidente disse que distanciamento social é coisa de “frouxo” e “não podemos ficar em casa ad eternum”.

Ao defender a atuação do prefeito João Rodrigues (PSD), que apoia o uso de remédios sem eficácia comprovada, o presidente disse que “quero que Chapecó seja uma cidade para ser olhada pelos demais 5.700 prefeitos do Brasil – se bem que tem prefeito que está na linha do João Rodrigues”, e que seja estudada e sirva de exemplo para outras cidades do país na forma de combater o novo coronavírus.

Acontece que Chapecó somou 541 mortes por Covid-19 do início da pandemia até esta a terça-feira (6). A cidade tem 224.013 habitantes, segundo o IBGE, o que, a cada 100 mil habitantes da cidade 241 morreram de Covid-19. A taxa está acima da média nacional, de 160 pessoas mortas por 100 mil habitantes, e da taxa de Santa Catarina, de 161 mortes a cada 100 mil habitantes.

Política e ideologia

Em discurso, Bolsonaro ainda afirmou que “está se lixando para 2022” e negou um lockdown nacional para conter o avanço da Covid-19. “Não é hora de ver biografia. Estou me lixando para 2022. Vai ter uma pancada de candidato aí. Seria muito mais fácil a gente ficar quieto.”

“Imaginem o senhores se nesse local estivesse-mo Haddad do PT? Como estaria o Brasil? Olhe outros países onde a esquerda fala mais alto, país da América do Sul. Como está a população lá. Cidade onde mais fechou no Brasil é onde mais morre gente por milhão de habitantes”

A preocupação com o cenário político vem preocupando. Nova pesquisa da XP/Ipespe mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na disputa eleitoral de 2022, à presidência da República. O petista tem 29% das intenções de voto, contra 28% do ex-capitão. No último levantamento, Lula aparecia com 25% das intenções de votos e Bolsonaro, à frente, com 27%. O empate técnico, mas com vantagem numérica ddo petista, é mantido também no segundo turno. O ex-presidente tem 42% e Bolsonaro 38%.

Covid em Chapecó

Segundo o Informativo Epidemiológico Coronavírus Covid-19 de Chapecó, o primeiro caso confirmado na cidade foi registrado no dia 14 de março de 2020. O número de casos oficiais até o dia 10 de março de 2021 era de 30.786 casos e 384 óbitos.

A partir de 10 de janeiro de 2021 houve aumento crescente e acelerado no número de casos diários, atingindo uma média de 570 novos casos por dia entre 14 e 20 de fevereiro de 2021, sendo o maior pico apresentado durante a pandemia. Em relação a faixa etária, os grupos mais acometidos pela infecção da Covid-19 pertencem a faixa etária entre 20 a 39 anos que representam 50,4% do total de casos positivos no município.

Os casos positivos em crianças tiveram aumento importante a partir do dia 15 de janeiro até a primeira quinzena de março. A faixa etária de 10 a 19 anos teve um aumento de 243%, sendo o maior aumento proporcional e as crianças menores de 9 anos tiveram 218% de aumento.

O município suspendeu as atividades não essenciais do dia 23 de fevereiro até 7 de março de 2021 (Decreto 40.303), o que refletiu diretamente na diminuição da circulação de pessoas e na consequente queda no número de casos.

Exemplo a ser seguido

Enquanto isso, no dia em que o Brasil superou a marca de 4 mil mortes diárias pela Covid-19, a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, completava dois dias consecutivos sem registrar qualquer óbito pela doença. Em entrevista à CNN, o prefeito Edinho Silva (PT) celebrou a marca e disse que o município ainda colhe frutos do lockdown de 10 dias adotado de forma inédita no país, em fevereiro último.

“Estamos há 32 dias sem nenhum paciente aguardando leitos, portanto, não há fila para internações em Araraquara. Nós tivemos uma queda de 75% dos óbitos por semana e, também, queda de 47% das amostras positivas (para Covid-19) remetidas aos laboratórios”, afirmou.

Leia também:

Líderes de Bolsonaro adiam votação da quebra de patentes de vacinas

Pode STF evangélico em um país laico?

Artigos Relacionados

Dilma é absolvida pelo TCU na compra da refinaria de Pasadena

A decisão foi por unanimidade e contou com o voto do ministro indicado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Bolsonaro derrete nas pesquisas para eleição de 2022

Diferença para Lula em eventual segundo turno avança para 18 pontos.

Luta de nomes para formar a CPI da Covid

O pedido de instalação da CPI da Covid protocolado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) para investigar as ações e omissões do governo federal no...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Jornalista agora pode ser MEI

Senado tentou incluir corretor de imóveis, publicitários e produtores culturais no projeto.

STF determina reintegração de excluídos do Bolsa Família

Ministro Marco Aurélio avaliou que Governo Federal estava descumprindo determinação.

Preços dos medicamentos voltam a subir em março

Segundo levantamento, resultado reflete agravamento da pandemia, colapso das unidades de saúde e depreciação cambial.

Planos devem autorizar exame de Covid de forma imediata

Antes da determinação da ANS, os planos podiam demorar até três dias úteis para garantir o atendimento ao pedido.

Cresce demanda árabe por café verde e solúvel do Brasil

No primeiro trimestre deste ano, país exportou 37% mais café à região; além dos grãos verdes, crus, países têm demandado mais produto solúvel.