Exemplo islandês

Enquanto governos continuam a manter tratamento privilegiado aos bancos responsáveis por detonar a maior crise mundial desde a Grande Depressão de 1929, vem da pequena Islândia o primeiro veredicto popular sobre os verdadeiros vilões. Em plebiscito realizado no fim de semana passado, 93,2% dos votantes disseram um incontornável “não” à proposta de os contribuintes do país arcarem com o pagamento da dívida de 3,9 bilhões de euros (US$ 5,3 bilhões de dólares) contraída com a Grã-Bretanha e com a Holanda para indenizar os clientes britânicos e holandeses do Icelandic Internet (Icesave), que quebrou em outubro. O ínfimo destaque dado ao tema pela mídia tupiniquim nos diz muito sobre o forte déficit democrático da informação no Brasil, bem como os seus indissolúveis laços com capital financeiro.

Alemães em campo
O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, vem ao Brasil especialmente para discutir oportunidades e projetos para a organização da Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de 2016. Ele vai apresentar, no Simpósio Mega Eventos Esportivos & Desenvolvimento Urbano Sustentável, a experiência do seu país na realização dos dois maiores eventos esportivos do mundo e oferecer o serviço das empresas alemães nos projetos de infra-estrutura urbana, tecnologia de mega eventos, transportes e construções de arenas esportivas.
O encontro, organizado pela Câmara Brasil Alemanha do Rio – AHK-RJ, terá a presença dos ministros Orlando Silva, dos Esportes, e Marcio Fortes, de Cidade; do presidente da Infraero, Murilo Marques Barbosa; além de secretários de estado e da Prefeitura e empresários brasileiros e alemães. Será no no Hotel Pestana Rio Atlântica, nesta sexta-feira. Informações: [email protected]

Custo em alta
Preocupado com o custo do próprio crédito e com a sua capacidade de pagamento, uma camada de consumidores começou a cortar novas aquisições, analisa o professor do departamento de Contabilidade, Finanças e Controle da EAESP-FGV, José Pereira da Silva, sobre a expectativa de retração da procura por crédito. Indicador da Serasa sobre crédito ao consumidor recuou 0,9% em janeiro, a quarta queda consecutiva. “A volta dos impostos incidentes, como o IPI, sobre a venda de alguns produtos e, consequentemente, a alta dos preços, faz com que o consumidor racional organize melhor suas compras de acordo com suas prioridades”, diz Pereira da Silva. Ele afirma que o aumento do recolhimento de depósitos compulsórios pelo Banco Central também contribuirá para retração do crédito, com o aumento dos juros.

Atraso em baixa
O professor de Finanças Pessoais da EAESP-FGV, Fábio Gallo Garcia, comentou a queda da inadimplência em fevereiro, 3,1% em relação a janeiro. Gallo atribui o resultado à redução dos índices de desemprego e ao aumento da renda.

Trevas
Leitores cuja reclamação contra a falta de energia elétrica na madrugada de sábado em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e a dificuldade para se comunicar com a Light foi objeto de registro aqui, terça-feira, passaram por nova provação pouco mais de 72 horas depois. Devido a defeito na rede subterrânea da empresa que atingiu trechos de ruas do Centro do Rio, no início da tarde, o mesmo grupo teve suspensas as aulas do curso preparatório para fiscal que frequentam. Como o estudo na virada de sexta-feira já fora suspenso pelo mesmo motivo, alguns já desconfiam estarem sendo monitorados pela Light.

Choque de areia
As causas da recente mortandade de peixes na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio, continuam sem explicação oficial. O ex-prefeito Cesar Maia afirma que o problema foi causado pelo não uso das comportas ou seu uso parcial ou inadequado. Mais que isso: fonte desta coluna informa que os equipamentos da Prefeitura ficaram parados, com defeito, por quase 20 dias; o assoreamento acabou provocando queda na qualidade da água e a morte dos peixes.
O ex-prefeito Cesar Maia aponta na mesma direção, ao revelar que segunda-feira foi publicado no Diário Oficial da Prefeitura do Rio aviso de licitação para manutenção das comportas e elevatórias do sistema de interligação da Lagoa com o Oceano.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMuito a avançar
Próximo artigoHerança maldita

Artigos Relacionados

Governo sabota emprego doméstico

Desconto no Imposto de Renda, que acabou, incentivava a assinatura da carteira.

Nem previsões otimistas fabricadas sobreviveram

Guedes e mercado desistem de apostas que não se concretizam.

Aquecedores solares equivalem a uma Itaipu

Tecnologia é nacional e mais barata, mas troca não se faz sem percalços.

Últimas Notícias

Empresa brasileira de produtos médico-hospitalares cresce 20% em 2021

Faturamento foi de R$ 28 milhões.

Brasileiro buscou mais crédito para compra de veículo

Veículos pesados e motos se destacam

Varejo, petrolíferas e bancos puxam Ibovespa

Siderúrgicas e Vale ficam na contramão do mercado

Uso de cheque cai ladeira abaixo

Avanço tecnológico mudou hábito arraigado da clientela

Covid-19 fecha 478 agências bancárias em SP

500 bancários foram confirmados com covid-19.