Expansão de franquias impulsiona abertura de novos shoppings

Redes têm registrado altos faturamentos; setor registra alta em 2024 e cresceu 19,1% no primeiro trimestre

168
Comércio em shopping (Foto: divulgação)
Comércio em shopping (Foto: divulgação)

O mercado brasileiro de franquias vive um momento de forte expansão com o melhor primeiro trimestre dos últimos cinco anos. Nos primeiros três meses de 2024, o setor teve um faturamento superior a R$ 60,5 milhões, o que representa um crescimento de 19,1% em comparação ao primeiro trimestre do ano anterior. Nesse período, houve um acréscimo de 7.473 operações de franchising no país, totalizando 191.376 operações. O principal destaque foi o ramo de alimentos, que teve um crescimento de 43,9% no faturamento. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Esse crescimento acelerado do setor de franquias tem gerado demanda crescente por espaços comerciais no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor registrou um faturamento recorde de R$ 194,7 bilhões em 2023, com projeções de ultrapassar os R$ 200 bilhões em 2024. O número de visitantes também aumentou 4,3%, com um total de 462 milhões de pessoas por mês.

O levantamento da associação aponta também uma tendência crescente na expansão de centros comerciais que priorizam experiências gastronômicas, lojas selecionadas e serviços diferenciados, como é o caso dos shoppings.

Ainda segundo a ABF, o setor de franquias obteve um crescimento de 19,1% no faturamento do primeiro trimestre de 2024 em relação ao ano passado, que já havia sido positivo em 17,2% em relação a 2022. De R$ 50.854 milhões faturados no primeiro trimestre de 2023, este ano o mesmo período somou R$ 60.560 milhões. Se comparado ao período pré-pandemia, o crescimento foi superior a 45%, com base nos R$ 41.537 milhões arrecadados de janeiro a março de 2020.

Espaço Publicitáriocnseg

Leia também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui