Exportação de arroz do Camboja para a China aumenta mais de 17% no 1ºS

309

Xinhua - Silk Road

 

Phnom Penh, 18 jul (Xinhua) — O Camboja exportou 168.280 toneladas de arroz beneficiado para a China no primeiro semestre de 2022, um aumento de 17,4% em relação ao mesmo período do ano passado, informa um relatório oficial nesta segunda-feira.

A China continuou sendo o maior comprador de arroz cambojano durante o período de janeiro a junho deste ano, disse o relatório do Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca, acrescentando que a exportação para a China representou 51,4% do total de exportações do país da commodity.

Espaço Publicitáriocnseg

O presidente da Federação do Arroz do Camboja (CRF, sigla em inglês), Song Saran, disse que a China é um grande mercado para o arroz cambojano e que o país deve exportar mais arroz para a China após o acordo comercial da Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP, sigla de “Regional Comprehensive Economic Partnership”) entrar em vigor em 1º de janeiro de 2022.

“O RCEP facilitará ainda mais o comércio de mercadorias entre o Camboja e a China, bem como outros países participantes”, disse ele à Xinhua. “Este pacto comercial megarregional proporcionará um maior acesso ao mercado para os produtos do Camboja, e acho que atrairá mais investidores estrangeiros para investir em vários setores, inclusive na indústria do arroz, para exportar produtos acabados para esses países da RCEP, com concessões tarifárias.”

Saran, que também é diretor executivo da Amru Rice (Cambodia) Co., Ltd., expressou que atualmente sua empresa exporta arroz beneficiado principalmente para China, Cingapura e Austrália.

De acordo com o relatório, o país do Sudeste Asiático exportou um total de 327.200 toneladas de arroz beneficiado para 51 países e regiões ao redor do mundo durante o primeiro semestre deste ano, um aumento anual de 16,6%.

Desse total, cerca de 98.624 toneladas foram embarcadas para o mercado europeu, um aumento de 47%, segundo o relatório. Fim

Leia também:

Ferrovia China-Laos facilita exportação de grãos de café

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui