Exportação de orgânicos chega a US$ 2,945 milhões

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O desempenho dos negócios do grupo de empresas associadas ao Projeto Organics Brasil no primeiro trimestre de 2016 nas feiras – Biofach Nuremberg (Alemanha) e Expo West (Estados Unidos) – foi bastante positivo. Foram fechados negócios na ordem de US$ 2.945.000, a maioria exportação para a Comunidade Europeia, como: Alemanha, Holanda, Bélgica e Itália; além dos Estados Unidos e Canadá. A expectativa de negócios futuros, para os próximos 12 meses, também foi significativo com interesses alinhados com mais de 35 países. Só na Biofach Nuremberg, os negócios chegaram em US$ 22,4 milhões com os países europeus e abertura de novos mercados: Emirados Árabes, Coreia do Sul, Egito, Austrália e Nova Zelândia. No mercado norte-americano a expectativa é de que se chegue a US$ 3 milhões, com empresas nacionais fazendo lançamentos de produtos com a marca Brasil.

Em geral, o estande do Brasil nas duas feiras esteve sempre movimentado: “Na Biofach, recebemos a visita de representantes de mais de 30 países, com o total de 700 contatos realizados pelas empresas expositoras, principalmente dos países: Alemanha, Itália, Reino Unido, Holanda, França, Espanha, Estados Unidos, Coreia do Sul e Canadá. Já na Califórnia, o foco de negócios das empresas nacionais foi entrar com marcas próprias no maior mercado de orgânicos do mundo, estimado em mais de US$ 40 bilhões”, comenta Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil.

Apex-Brasil lança canal no YouTube

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos lançou a TV Apex-Brasil, uma emissora no YouTube dedicada a divulgar conteúdos estratégicos relacionados ao comércio exterior e, assim, contribuir para a disseminação da cultura exportadora no Brasil, incorporando novas empresas no segmento exportador e promovendo a atração de investimentos estrangeiros diretos (IED). A grade da programação está estruturada em seis eixos: divulgação de casos de sucesso em internacionalização; transmissão ao vivo de eventos no Brasil e no mundo organizados pela Apex-Brasil e seus parceiros; depoimentos de empresários em comércio internacional; notícias de acontecimentos relacionados ao comércio exterior ou a ações da Agência; entrevistas com especialistas no tema exportação e programas com dicas ou recomendações de quem já exporta. Quem acessar o canal hoje já encontrará vídeos relativos a todos os eixos.

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Brasil em feira no Irã, após fim de sanções

A Mercator Business Intelligentsia, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Irã, promove a primeira Missão Empresarial à nação persa, para a participação na Iran Food, de 30 de maio a 2 de junho de 2016, após a retirada das sanções econômicas e políticas, impostas em 2011 pelos Estados Unidos e União Europeia, e seguida pelo Brasil. Em 2015, o comércio bilateral entre os dois países registrou superávit de US$ 1,67 bilhões, e deve quintuplicar nos próximos anos. Ao menos 25 empresários poderão participar desta imersão comercial ao Irã. Empresas de médio e grande portes vão compor a primeira delegação brasileira a buscar a internacionalização de produtos e marcas em um mercado que abrange mais de 78 milhões de pessoas, com uma paridade de compra maior do que a média sul-americana. Trata-se do maior mercado do Golfo Pérsico.

Produtos ligados ao setor de agricultura (café, soja, milho, frutas, nozes, pistache e açafr), carnes (bovina, frango e aquicultura), indústria (alimentos processados e tecnologias), franquias de alimentos prontos e centenas de outros produtos estarão em negociação e abrem caminho às exportações brasileiras.

Informações: [email protected]

Crescem as exportações de denim

Em janeiro e fevereiro de 2016, as exportações brasileiras de denim apresentaram um crescimento de 62%, correspondentes à venda de US$ 8,93 milhões ao exterior, o equivalente a 1,8 milhão de quilos negociados. Enquanto isso, devido à desvalorização da moeda e economia desaquecida, as importações de denim foram irrisórias no início desse ano. Em janeiro, o Brasil vendeu praticamente o dobro comparado ao mesmo mês de 2015. Fevereiro foi ainda melhor, com as exportações em US$ 5,68 milhões (64% a mais do que fevereiro do ano passado), mostram os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Texbrasil participa de feiras na Argentina

O Texbrasil, Programa de Internacionalização da Indústria da Moda Brasileira, desenvolvido pela Abit em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), marca presença em três feiras do segmento que acontecem em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 5 e 7 de abril: Emitex, Simatex e Confemaq. A convite da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, o Programa estará pela pela primeira vez nos eventos, representando as empresas participantes do Programa. “Constantemente, buscamos novas plataformas onde as empresas possam expor seus produtos para o mercado internacional e realizar negócios. A Argentina, tratando-se do país que mais importa produtos têxteis e confeccionados do Brasil, é um mercado extremamente relevante, no qual sempre temos bastante interesse”, destaca Lilian Kaddissi, gerente executiva do Programa.

Queda de vendas do setor eletroeletrônico

Os negócios das empresas do setor eletroeletrônico devem encerrar o trimestre de 2016 em baixa. Segundo Sondagem realizada pela Abinee, 44% das empresas consultadas têm previsão de queda na comparação com os três primeiros meses de 2015, enquanto 30% esperam crescimento e 26%, estabilidade. A pesquisa identificou também que 40% das empresas esperam queda no mês março na comparação com março de 2015, enquanto 34% das entrevistadas acreditam em expansão.

Antonio Pietrobelli

[email protected]

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