Exportações estão afetadas por desaceleração da economia global

Situação não é pior porque o pequeno crescimento da economia brasileira também reduzirá as importações.

Opinião do Analista / 10:51 - 26 de mar de 2020

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Nossa expectativa - A crise do coronavírus está afetando mais severamente o investimento em carteira. De fato, no mês de março até o dia 23, o investimento estrangeiro em carteira registrou uma saída de US $ 16,6 bilhões, dos quais US $ 6,1 bilhões em ações e US$ 10,5 bilhões em títulos domésticos de renda fixa. Obviamente, este último também é influenciado pelo corte acentuado da taxa básica de juros que reduziu a atratividade para as operações de carry trade.

Em relação ao comércio exterior, as exportações estão sendo afetadas negativamente pela desaceleração da economia global em dois aspectos: volume e preço. A situação não é pior porque o pequeno crescimento da economia brasileira também reduzirá as importações. Em suma, esperamos um superávit comercial de US$ 35 bilhões em 2020, uma redução de 25% em relação ao resultado de 2019.

Para todo o ano de 2020, mantemos nossa expectativa de que o Investimento Direto Estrangeiro (IDE) possa ser maior que o déficit em conta-corrente (DCC), embora todo o impacto do problema do coronavírus nas contas externas ainda dependa de quão profundo será e quanto tempo durará.

.

Mitsubishi UFJ Financial Group, Inc. (MUFG)

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor